Últimas, Comida, Comidas típicas, Destinos no exterior, Gastronomia, Israel, Tel Aviv
Deixe um comentário

Turismo gastronômico: as comidas típicas de Israel

Em nossa viagem à Israel visitamos os pontos turísticos ancestrais de Jerusalém e passeamos pela vibrante Tel Aviv, mas a nossa descoberta favorita no país foi gastronômica. A culinária israelense oferece uma viagem por povos, etnias e religiões, uma fusão de culturas que manifesta-se em deliciosos pratos típicos.

As maiores influências gastronômicas do país vêm da culinária árabe, com alimentos oriundos da região do Oriente Médio; da culinária judaica, que possui pratos bastante tradicionais; e das nações à beira do Mediterrâneo.

Em abundância na culinária local, ingredientes como lentilha, cuscuz, grão de bico, tâmaras, azeitona, romã, berinjela, figo e gergelim, recebem especiarias como zaatar, cominho, açafrão, gengibre, noz moscada e canela.

Manta Ray Tel Aviv

Gastronomia israelense

Culinária Kosher

É impossível falar de gastronomia israelense sem citar a cultura kosher (ou kasher). O termo refere-se aos alimentos que foram preparados de acordo com as regras judaicas de alimentação (originadas da Torah).

Grande parte dos restaurantes de Israel seguem a tradição à risca e preparam seus pratos seguindo as normas da tradição. Existe, ainda, uma certificação concedida por entidades judaicas, que garantem a obediência às regras.

Entre os tópicos a serem observados na alimentação kosher estão: não misturar carne com leite; não consumir carne de porco; todos os produtos lácteos devem derivar de animais kosher (abatidos de forma a não causar dor aos animais); podem ser consumidos somente peixes com barbatanas e escamas – mariscos são proibidos; entre outros.

Em Tel Aviv, cidade mais cosmopolita, você encontra restaurantes que não seguem radicalmente a regra, mas, no geral, a grande maioria dos restaurantes serve refeições kosher.

Ah, em Israel tivemos a experiência de comer em um McDonalds kosher – nada de queijo no hambúrguer.

Carmel tamaras

Ingredientes típicos de Israel | Tâmaras

Veja abaixo os pratos típicos que experimentamos em Israel:

Hummus

O hummus (ou homos ou húmus) é uma comida típica de praticamente todo o Oriente Médio. É basicamente uma pasta de grão de bico, temperado com azeite, limão, sal e alho. Ele geralmente é servido com (mais) azeite, temperos, salsinha, pinholes, cebola e pão pita.

Ele pode ser servido sozinho, acompanhar outros pratos típicos ou, ainda, servir como recheio de sanduíches.

Existem muitos lugares que se intitulam “o melhor hummus da cidade”. A minha sugestão é: prove o máximo possível! É muito bom, infinitamente melhor que todos que já comi no Brasil.

Israel hummus

Comidas típicas de Israel | Hummus

Challah

Challah é um pão trançado, geralmente consumido no Shabbat – refeição que, segundo a tradição judaica, deve conter pão. O Shabbat é uma cerimônia religiosa que marca o final de semana e início do dia de descanso – inicia na sexta-feira, após o pôr do sol, e vai até o pôr do sol de sábado.

O pão, que tem textura muito leve, deve ser cortado com as mãos e distribuído entre os presentes.

Challah Tel Aviv

Comidas típicas de Israel | Challah

Shakshuka

O nome soa estranho, mas a receita é simples: ovos cozidos em um delicioso molho de tomate. Esse é um dos pratos mais populares de Israel, consumido principalmente no café da manhã. Apresenta algumas variações, podendo levar manjericão, berinjela, cogumelos e queijo de cabra.

Ela chega em uma frigideira bem quente, acompanhada de pão.

Eu gosto tanto desse prato que quero que todo mundo experimente, por isso já até postei aqui no blog a receita. 😉

Shukshuka Tel Aviv

Comidas típicas de Israel | Shakshuka

Shawarma

A palava “shawarma” tem origem árabe, mas esse é um prato típico compartilhado entre as cozinhas árabe, turca e grega. Para muitas pessoas, o lanche é o mesmo também chamado por kebab em outros lugares do mundo.

(Ah, no Chipre comemos um shawarma também, lembra? Mas lá eles chamam o lanche de Souvlaki cipriota.)

O shawarma israelense é um sanduíche embrulhado no pão pita ou Lafa, recheado com lâminas de carnes de carneiro ou frango assadas em um espeto giratório. Além da carne, o sanduíche também é recheado com saladas, tahine, hummus, legumes em conserva, entre outros recheios, de acordo com a casa em que é feito.

Ah, você também pode incrementar o sanduíche com acompanhamentos a gosto – nas lanchonetes sempre existem alguns “toppings” que você pode acrescentar nos lanches.

Tel Aviv_Carne

Comidas típicas de Israel | Shawarma

Falafel – no sanduíche ou não

O falafel é um bolinho frito de grão de bico temperado com salsinha e outras especiarias. Ele é servido em porções e também como recheio de sanduíches.

Experimentei das duas formas e preciso confessar: essa é uma das minhas comidas típicas favoritas de toda essa listinha.

Quer saber onde comer o melhor sanduíche de falafel de Tel Aviv? Clica aqui.

Falafel Tel Aviv

Comidas típicas de Israel | Falafel

Sabich

Já que estamos falando de sanduíches, conheça o Sabich.

O Sabich é um pão pita recheado com fatias de berinjela frita e com pedaços de ovo cozido – além de todos os molhos, legumes e conservas tradicionais desse tipo de lanche.

Essa berinjela que mais parece um bacon é muito deliciosa!

Sabich Tel Aviv

Comidas típicas de Israel | Sabich

Salada Israelense

A saladinha israelense é um dos principais acompanhamentos de pratos de Israel. Pediu um humos? Vem salada israelense acompanhando. Pediu um cuscuz? Vem também salada israelense. Pediu uma shakshuka? Já sabe, também vem junto a saladinha israelense.

A combinação de pepino, tomate, cebola, salsa e limão (em alguns casos com tahine ou iogurte) é tão viciante que você vai voltar pra casa querendo fazer pra acompanhar os mais variados pratos.

Doces

Quando chega a hora da sobremesa, Israel também tem muitas semelhanças com os países árabes. Os doces locais utilizam muitas frutas secas, nozes, amêndoas, castanhas e ervas, massa folhada, e não são tão doces quanto os brasileiros.

O doce da foto abaixo é o “Knafeh”, feito com um macarrão muito fino em calda doce, coberto de pistache.

Nos mercados gastronômicos de Israel, você encontra bancas (lindas!) de doces variados. Sugiro que você pegue alguns pra experimentar. É uma experiência bacana perceber como funciona o paladar de uma população por meio da confeitaria.

Doces Israel

Comidas típicas de Israel | Knafeh

Leia mais: Os incríveis mercados gastronômicos de Israel

Halva

Taí um doce bem típico e, digamos, bem polêmico.

Os doces israelenses que comentei no tópico anterior podem desagradar pessoas mais acostumadas com doces bem doces e que não estão acostumadas a experimentar coisas diferentes.

Mas a Halva… até pra gente que curte se aventurar nas comidas típicas e que gosta de ser surpreendido, foi estranho.

Halva é um doce feito de sementes de gergelim torradas, moídas e misturadas até virar uma pasta. A pasta, que ganha um formato que lembra um queijo, é adocicada com açúcar ou mel, e saborizada com diversos ingredientes, como pistache, castanhas, nozes, chocolate e frutas secas.

Vale provar? Claro, sempre vale! 🙂

Israel Halva

Comidas típicas de Israel | Halva

Babka

A babka é o doce que mais lembra o que a gente conhece como doce no Brasil – é um delicioso pão recheado de chocolate.

A massa é super macia e o doce leva tanto chocolate que derrete na boca. Ah, ela também pode ser recheada com creme de avelã ou açúcar e canela.

Israel Babka

Comidas típicas de Israel | Babka

Experimentamos uma versão pequenina da babka no mercado Mahane Yehuda, em Jerusalém e, sério, me arrependo até hoje de não ter comido muitos mais. Ela vinha imersa em uma calda doce, delícia demais! 😋

Croissants de chocolate Israel

Comidas típicas de Israel | Babka

Romã

Não é um prato típico, mas é uma fruta onipresente em Israel e vale entrar nessa lista.

Apesar de ser originária do Irã, a romã é muito popular em Israel. Uma das experiências gastronômicas mais imperdíveis por lá é provar o suco da fruta, que é espremido na hora.

Eu confesso que, apesar de gostar muito do sabor da romã, tenho um pouco de preguiça de comer a fruta, sugando as poucas gotinhas, semente por semente. Então eu achei uma delícia a versão suco! Não deixe de experimentar!

As saladas e pratos vegetarianos de Tel Aviv

Aqui não vou citar um prato típico específico, mas sim a diversidade gastronômica de Tel Aviv quando se trata de comida vegetariana.

Tel Aviv é considerada “a capital vegana do mundo”, pois conta com centenas de restaurantes destinados ao público que não come carne.

O movimento é tão grande que até em restaurantes que não são exclusivamente vegetarianos, os pratos com proteína animal são oferecidos em menor número.

Por isso aqui deixo a minha dica: vegetariano ou não, aventure-se nos variados e criativos pratos sem carne, que agradam a todos os paladares. Você vai encontrar legumes preparados de formas que você nunca viu, combinações inusitadas e tempero delicioso.

Ha'achaim Tel Aviv

Comidas típicas de Israel | Gastronomia vegetariana em Tel Aviv

Leia mais: Onde comer bem e barato em Tel Aviv

O “chocolate da vaquinha”

Esse talvez seja o item mais inusitado dessa lista, mas eu não poderia deixar de dar essa dica: prove o “chocolate da vaquinha”.

Quem me deu essa dica foi a minha amiga Daniela, do Instagram Gastroaventureira. A Dani morou em Tel Aviv por alguns anos e me descreveu o chocolate com paixão.

Ele lembra muito a textura do Milka, bem cremosa, mas aqui a dica é: experimente a opção com açúcar explosivo. Experiência gostosa e divertida! 🙂

Chocolate vaquinha

Comidas típicas de Israel | Chocolate

E aí, ficou com vontade de experimentar as comidas típicas de Israel? Sentiu falta de algum prato na lista? Comenta aqui embaixo! 🙂

 

Para acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.