Últimas, Destinos no Brasil, Farroupilha, Rio Grande do Sul, RS, Serra Gaúcha, Todos os posts
Deixe um comentário

Cinco motivos para visitar Farroupilha

Minha última viagem à Serra Gaúcha foi dedicada à uma cidade que fica localizada estrategicamente entre Garibaldi, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, mas que nem sempre entra no roteiro de quem viaja à região dos vinhedos: Farroupilha.

A cidade é considerada o berço da colonização italiana, pois foi lá que as primeiras famílias de imigrantes se estabeleceram, mais precisamente na localidade que posteriormente passaria a chamar-se Nova Milano, atual distrito de Farroupilha.

O município oferece boa gastronomia, vinícolas encantadoras e muita beleza natural. Entre tantos atrativos, listei abaixo cinco lugares que fizeram parte do findi gostoso que passei na cidade e que super recomendo.

Começando com a hospedagem:

1 – Farina Park Hotel

O Farina Park Hotel fica bem na entrada de Farroupilha, e é uma excelente opção de hospedagem se você quiser passar um findi por lá (e aproveitar todos os outros lugares que vou indicar nesse post).

O Farina é um hotel grande, possui 111 apartamentos e uma ótima estrutura. Porém, apesar de seu tamanho, o atendimento é acolhedor e muito querido.

Farina Park Hotel

Farroupilha | Farina Park Hotel

Ah, o hotel é super ligado na gastronomia: além de ter um café da manhã enorme e delicioso e um restaurante surpreendente (vou falar sobre ele logo abaixo), o Farina também promove alguns eventos sazonais, abertos ao público.

Participei do jantar português e fiquei encantada. Muitos pratos que eu só tinha comido em Portugal, e todos aqueles doces de ovos incríveis que só se vê na “terrinha”.

Jantar Português Farina Park hotel

Farroupilha | Farina Park Hotel

Para acompanhar a programação de eventos, siga o perfil do hotel no Instagram.

2 – Arte in Távola Restaurante

Localizado dentro do Farina Park Hotel, o restaurante Arte in Távola é um verdadeiro achado na região.

Deixe de lado qualquer preconceito sobre restaurantes de hotel para conhecer esse lugarzinho aconchegante, com cara de cantina e gastronomia singular.

Me apaixonei pelo ambiente, pelo atendimento e até hoje sonho com a lasanha de coelho que comi por lá. Clica aqui pra saber como foi a experiência completa no restaurante. 😉

Arte In Tavola lasanha coelho

Farroupilha | Arte in Távola

Leia mais: Cinco motivos para visitar Três Coroas

3 – Parque Salto Ventoso

Quando eu vi as fotos do Parque Salto Ventoso na internet, logo coloquei na listinha de lugares pra conhecer em Farroupilha.

O parque tem uma bela cascata, com 56 metros de altura. Lá você pode passear por trás da queda d’água, em uma passarela que dá acesso ao local.

O problema é que, infelizmente, estive lá em um momento que o Rio Grande do Sul está passando por uma estiagem. Então, o que era pra ser um cachoeirão (tipo o dessa foto da Flávia) virou só um chuveirinho. 😂

Salto Ventoso cachoeira 1

Farroupilha | Parque Salto Ventoso

De qualquer forma, o paredão de pedra é imponente, lindo demais. E para quem gosta de aventura, o parque também conta com trilhas e rapel, além de churrasqueiras e até um restaurante.

4 – Vinícola Casa Perini

A cidade de Farroupilha é a maior produtora de uvas moscato no Brasil, e tem até Indicação de Procedência pras uvas dessa casta. Por isso vale a pena visitar a Casa Perini, que produz um premiado moscatel, eleito o 5º melhor vinho do mundo em 2017.

A vinícola está localizada no Vale Trentino, que inicia em Caxias do Sul e finaliza na própria Perini. A propriedade conta com 82 hectares, que suprem apenas 10% da sua produção.

Pois é, nem só de moscatel vive a Casa Perini – são centenas de produtos elaborados no local, entre vinhos, espumantes e sucos de uva. Eu experimentei vinhos deliciosos por lá e trouxe vários pra casa! 🙂

A visitação inclui tour pela vinícola + degustação de dois espumantes e três vinhos. O valor é de R$ 45 por pessoa e você ganha uma taça de presente.

Casa Perini Fachada

Farroupilha | Casa Perini

Leia mais: Dez vinícolas imperdíveis na Serra Gaúcha

5 – Restaurante Guaraipo

Comandado pelo renomado chef Rodrigo Bellora, o Guaraipo oferece uma gastronomia mais despojada em relação ao seu irmão mais velho, o incrível Valle Rústico, localizado no Vale dos Vinhedos.

O gastrobar funciona com diversas opções de serviços para almoço e jantar, sempre valorizando os ingredientes locais e sazonais. No almoço você pode escolher combos de refeições a partir de uma lista de pratos, ou optar pelo banquete, onde tudo é servido (foi o que escolhemos e recomendamos!). Já no jantar o menu é composto de petiscos, entradinhas, pratos principais e pizzas artesanais.

Delícia demais! ❤️

farroupilha

Farroupilha | Guaraipo

Ah, se você gosta de fazer comprinhas, também vale colocar Farroupilha em seu radar: a cidade é reconhecida pela produção de malhas, com qualidade e preço baixo.

E então, que tal incluir os encantos de Farroupilha em sua próxima visita à Região da Uva e do Vinho? 🙂

Clique aqui para ler os outros posts sobre a Serra Gaúcha.

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.