O George III não é só um restaurante. É quase um parque de diversões para os amantes da cultura britânica, uma junção de cenários “instagramáveis”, uma apresentação de classe à gastronomia do Reino Unido.
Eu conheci o George no ano passado e fiquei apaixonada pela decoração e pelos pratos que eu e o Vini comemos lá, mas dessa vez fui convidada a conhecer os pratos do novo menu da casa – a “Experiência Britânica”.
Veja abaixo como foi esse jantar digno da realeza!
Restaurante George III
Localizado logo na entrada de Gramado, o prédio em marrom e dourado chama a atenção pela sua imponência. Por dentro, o restaurante encanta pelos detalhes de decoração, pelo excelente atendimento, e pela alta gastronomia.

George III | Fachada
Inaugurado em dezembro de 2017 pelos jovens empresários gaúchos Marcelo Dalbosco e Rodrigo Rohden, o restaurante oferece uma experiência multissensorial em torno da cultura inglesa.
George III – o ambiente
A casa oferece diversos ambientes, todos com elementos distintos e decoração impecável.
Logo na entrada, a sala de espera traz um objeto que chama a atenção: trazida de Camden Town, uma robusta coroa recepciona os clientes.

George III | Sala de espera
Também na entrada, o bar chama a atenção pela sofisticação.

George III | Bar
Ah, até os garçons entram na atmosfera inglesa, vestindo trajes que lembram os soldados reais.

George III | Requinte até nos uniformes
Nos salões, fotografias com molduras rebuscadas, sofás charmosos e detalhes que vão do lustre às paredes fazem a ambientação perfeita para um jantar digno da realeza.

George III | Ambiente

George III | Ambiente

George III | Ambiente
George III – Experiência Britânica
A proposta da “Experiência Britânica” é oferecer uma verdadeira vivência gastronômica pelo Reino Unido.
O menu de oito etapas conta com ingredientes típicos, texturas criativas e harmonizações inusitadas – releituras contemporâneas de receitas que marcaram a história de um país.
Que rufem os tambores, a realeza vai passar.
A experiência começou com o Yorkshire Pudding, um pequeno pão que costuma acompanhar os assados de domingo britânicos. Ele veio acompanhado com gel de manjericão, emulsão de tomates, manteiga com pistache e manteiga com limão siciliano.
Que delícia de boas-vindas! O pãozinho lembra um pouco o pão de queijo e as manteigas estavam muito delicadas e saborosas.

George III | Yorkshire Pudding
O drink Bloody Mary foi batizado em alusão à Rainha Maria I da Inglaterra, que ocupou o trono entre 1553 e 1558. Apesar da péssima fama da monarca, o coquetel se popularizou no mundo inteiro e rendeu um prato no George III.
A versão do restaurante para o Bloody Mary traz várias texturas de tomates e azeitona em pó. Surpreendente!

George III | Bloody Mary
Você já provou o chá Earl Grey? Eu adoro!
A história dessa infusão iniciou em 1831, quando a Twinings criou este blend icônico a pedido do Primeiro Ministro Charles Grey, que detinha o título “Earl of Grey”, algo como Conde de Grey. Ele gostou tanto do chá preto com toque cítrico que o batizou com seu nome. O chá possui o selo de qualidade da Rainha Elizabeth II.
O George III trouxe esse legado histórico para a mesa.
O tartare de salmão curado no chá Earl Grey, acompanhado de tuile de beterraba, gel de beterraba e redução de aceto balsâmico foi um dos meus pratos favoritos da noite. Levemente ácido, uma brincadeira de texturas na boca.

George III | Salmão e Earl Grey
O clássico Fish & Chips não poderia ficar de fora do cardápio.
O prato típico que é muito popular em Londres chega com uma repaginação moderna: em vez de fritas, a batata vem como um musseline. Um molho de pimenta Cambuci finaliza o prato com precisão.

George III | Fish & Chips
Para lembrar a costa litorânea da Inglaterra, uma ostra fresca com molho de frutas da estação (amoras e mirtilos) e vinagrete com flores.
(Confesso que essa etapa eu deixei passar, ainda preciso educar o meu paladar pra ostras cruas…)

George III | Ostra fresca
Separando as entradas dos pratos principais, vem o Drink da Rainha – vermute artesanal com grãos de açúcar explosivo (pra lembrar a guerra). Eu sou apaixonaaaaada por açúcar explosivo!

George III | Drink da Rainha
Linguiça de porco, creme de cebola, redução de vinho do porto, farofa com bacon e pó de pimenta calabresa compõe o Bangers and Mash.
A história desse prato típico começou durante a Segunda Guerra, quando a Inglaterra sofreu um racionamento de comida. Para satisfazer os olhos dos clientes, os produtores enchiam as salsichas de água. Na hora de fritar, elas explodiam. Daí a palavra “banger”, que traduzida significa bombinha!
A etapa faz um singelo “tributo” a um dos pratos mais populares da Inglaterra.

George III | Bangers and Mash
Criado em homenagem ao comandante britânico que derrotou Napoleão Bonaparte na batalha de Waterloo, em 1815, o Duque de Wellington, essa tradicional receita inglesa não poderia ficar de fora do cardápio e é um dos grandes protagonistas do jantar.
No George III, o soberano filé revestido de massa folhada vem acompanhado de uma leve espuma de queijo, molho demi-glace e acelga.
Esse foi o prato que escolhi em minha outra visita ao George, eu adoro. Foi uma delícia de reencontro!

George III | Bife Wellington
O George Steak é o tipo de prato que agrada a todos (os que gostam de carne). O corte de Angus (carne de origem britânica), farofa crocante de bacon, mousseline de couve-flor, farofa crocante de bacon, picles de cebola, bacon agridoce, molho demi-glace de vegetais. Só coisa boa!

George III | George Steak
Vossa excelência, a sobremesa.
Considerado pela Rainha como sendo o alimento responsável pela sua longevidade, o chocolate amargo é a estrela do Elizabeth Ice Cream.
A tortinha de sorvete extra black recheado com doce de leite e texturas de caramelo derrete na boca!

George III | Elizabeth Ice Cream
O doce finaliza perfeitamente essa majestosa experiência gastronômica.
Jantar no George III é uma verdadeira honraria para nós, plebeus. 🙂

George III | A felicidade da plebeia
Me senti condecorada pela Rainha Elizabeth! 🙂
Serviço:
George III
Endereço: Avenida Borges de Medeiros, 1489 – Planalto, Gramado
Site: www.restaurantegeorgeterceiro.com.br
O menu “Experiência Britânica”, composto de oito etapas, custa R$ 234 por pessoa. Existem, ainda, versões com menos etapas.
* O jantar no George III foi feito a convite da agência Insider 2 – mas antes disso eu já tinha ido lá e amado demais (tem até outro post no blog que fala do restaurante! 😉 )
Clique aqui para ler outros posts sobre Gramado.
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook.