É época de vindima na Serra Gaúcha! Tempo de celebrar os parreirais carregados de uva prontas para serem colhidas, início da elaboração das novas safras de vinhos.
Ver as videiras cheias de cachos maduros é o melhor presente que os vitivinicultores poderiam receber depois de um ano inteiro dedicados à safra.
É realmente um espetáculo, né? 😍

É tempo de vindima na Serra Gaúcha!
Aos poucos a celebração da vindima vem crescendo e se tornando um importante palco de valorização da cultura e tradição dos imigrantes italianos.
Cada vez mais as vinícolas da região têm apostado em programações especiais pra esse período do ano (que vai de dezembro a março), e eu tava ansiosa pra participar de um desses.
Então, no último sábado, finalmente vivi a vindima! 💕 Em Flores da Cunha tive o prazer de participar do Colheita Experience, um dia dedicado à cultura do vinho na Luiz Argenta – uma das vinícolas mais bonitas da região.
Vinícola Luiz Argenta
Uma vinícola familiar, um projeto que carrega o nome, a personalidade e a paixão pelo vinho da família Argenta. Criada pelos irmãos Deucir e Neco, a Luiz Argenta é referência em vinhos e espumantes de qualidade e, sobretudo, elegantes.

Vinícola Luiz Argenta
A vinícola está localizada no centro de Flores da Cunha, e possui a certificação de Indicação Geográfica Altos Montes – as áreas de uso vitícola mais altas da Serra Gaúcha, com montes que chegam a 885 metros de altura.
A propriedade é belíssima! Dá uma olhada no lago que tem no centro dos parreirais! (Ele é artificial, e foi construído especialmente pra deixar o cenário mais bonito.)

Vinícola Luiz Argenta | A propriedade
O projeto de criação da vinícola surgiu em 1999, quando os proprietários compraram a área de 140 hectares da antiga Granja União. Foi nesse espaço que foram plantadas as uvas viníferas que deram origem aos primeiros vinhos finos do Brasil, em 1929.
Entre 1999 e 2008, eles se dedicaram apenas à recuperação dos parreirais, um período de experimentação e aperfeiçoamento das videiras.

Vinícola Luiz Argenta | Parreiras e rosas
Atualmente são cultivadas 17 variedades de uvas em 50 hectares. Elas são divididas em 39 quadras, nomeadas com nomes de artistas brasileiros (sistema que auxilia na localização das castas).
Todos os vinhos da Luiz Argenta são elaborados com uvas de seus próprios vinhedos. A vinícola produz de 180 a 220 mil garrafas por ano, e com esse número ainda é considerada boutique.
Vinícola Luiz Argenta – A loja
Quem conhece a Vinícola Luiz Argenta com certeza associa seu nome às suas belas garrafas. O design italiano (elas são trazidas de Milão) definitivamente agrega valor aos produtos.
Logo na entrada da vinícola temos acesso à loja. A vontade é de levar todos! Eu não consigo decidir qual é o produto mais bonito!

Vinícola Luiz Argenta | Loja
A lojinha também conta com geleias, azeites, chapéus personalizados e outros produtos envolvendo o vinho.

Vinícola Luiz Argenta | Loja
Vinícola Luiz Argenta – Colheita Experience
É da loja que partimos para iniciar a Colheita Experience. Lá recebemos um chapéu personalizado, um avental, um alicate e uma garrafinha de água.

Vinícola Luiz Argenta | Uniforme para a experiência
Então entramos todos em um caminhão que nos leva até os vinhedos. Ele foi feito especialmente pra vinícola, achei lindão.
Ah, no caminho já fomos conhecendo um pouco mais da história da vinícola, ao som de muitas músicas italianas. 🙂

Vinícola Luiz Argenta | Transporte para os vinhedos
Lembra que eu comentei antes que cada quadra da propriedade era nomeada com o nome de um artista?
A área da nossa colheita foi a Jorge Amado. ❤️

Vinícola Luiz Argenta | Vinhedos de Jorge Amado
O Douglas, que nos guiou nessa primeira parte do tour, explicou brevemente como deveríamos fazer pra colher os frutos sem danificá-los.

Vinícola Luiz Argenta | Aula de colheita
E mãos à obra! A turma inteira se empenhou na colheita! 🙂

Vinícola Luiz Argenta | Colheita
Será que colhi mais uvas ou tirei mais fotos? kkk

Vinícola Luiz Argenta | Colheita da blogueirinha
Não sei se fui tão produtiva, mas a colheita foi um sucesso e eu me diverti muuuito!
Resultado: sete caixas lotadinhas de uvas que não serão pisoteadas, mas sim encaminhadas para um processo rigoroso de seleção. As que passarem, serão encaminhadas para a elaboração de vinhos.

Vinícola Luiz Argenta | Colheita farta
Vinícola Luiz Argenta – Merendim
Depois da nossa “lida” no campo, um descanso e um agrado merecido: fomos recepcionados com um Merendim, típico lanche italiano composto de pães, cuca, focaccia, queijos, salame e copa.
Essa parte não estava no roteiro da programação, então todos ficamos muito felizes com a surpresa.

Vinícola Luiz Argenta | Merendim
Ah, e ali já começamos a “abrir os trabalhos”: pra acompanhar as delícias, um brinde com o espumante L.A. Brut.

Vinícola Luiz Argenta | Espumante L.A. Brut
Vinícola Luiz Argenta – Tour e degustação às cegas
Depois do nosso lanchinho, seguimos para o um tour pela vinícola, guiados pela enóloga Jéssica.
O sistema de vinificação da Luiz Argenta é feito por gravidade – as uvas não passam por nenhuma agressão mecânica no processo e se rompem apenas com a da gravidade. A fermentação é feita em tanques de aço inox, com cintas térmicas que garantem o controle de temperatura.

Vinícola Luiz Argenta | Tanques de vinificação
Em seguida seguimos para lugar muito especial.
O amadurecimento dos vinhos é realizado em barricas de carvalho francês, armazenados em uma cave belíssima – a mais bonita que já vi na vida.
No local foram construídas circunferências no teto, para que a acústica chegue em todos os cantos da cave.
Essa preocupação existe porque um dos fatores que faz o vinho da Luiz Argenta ser especial é o ambiente em que ele é maturado, ao som de bossa-nova.

Vinícola Luiz Argenta | Cave
A Luiz Argenta também está testando a vinificação em Ovos de Terracota, método de ancestral que produz um vinho laranja. A primeira safra deve sair em 2020.
Ah, tá vendo aquela rocha ao fundo dos Ovos? Essa é uma rocha gigante de basalto, encontrada no momento em que estavam construindo a vinícola. O mineral, que inicialmente foi um problema e foi até dinamitado pra ser eliminado (sem sucesso), agora auxilia na manutenção da temperatura baixa do local.

Vinícola Luiz Argenta | Ovos de Terracota
E é nessa linda cave que acontece a próxima etapa da experiência: a degustação às cegas.

Vinícola Luiz Argenta | Degustação às cegas
Recebemos um lenço (confeccionado pela marca Morena Rosa) e degustamos quatro rótulos. Como parte da brincadeira é tentar adivinhar cada bebida, não vou contar aqui quais foram.
Eu acho o máximo esse tipo de experiência, é uma relação sensorial bem diferente. É uma maneira de aguçar o olfato e o paladar e sentir melhor as peculiaridades das bebidas.

Vinícola Luiz Argenta | Degustação às cegas
Ah, uma das taças da degustação (personalizada com a marca) fica de lembrança, assim como o lenço e o chapéu que ganhamos para a colheita.
Vinícola Luiz Argenta – Restaurante Clô
A última etapa da Colheita Experience é o almoço harmonizado no Clô, restaurante localizado no andar superior da vinícola.
A refeição foi tão especial que merece um post à parte. Clica aqui pra ver como foi e, de quebra, conhecer também o Clô Wine Bar. 😉

Vinícola Luiz Argenta | Restaurante Clô
…
Enfim, foi um dia incrível! Uma experiência que vai ficar pra sempre na minha memória. ❤️
A vindima definitivamente entrou no meu calendário oficial!
Serviço:
Colheita Experience – Vinícola Luiz Argenta
A programação acontece todos os sábados de fevereiro, das 10h às 16h30
Valor: R$ 390 por pessoa (com desconto para duas pessoas)
Endereço: Avenida 25 de Julho, nº700 – Centro, Flores da Cunha
* A participação da Colheita Experience foi feita à convite da vinícola Luiz Argenta
Clica aqui pra ler todos os posts sobre Enoturismo.
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉