A paisagem urbana de Porto Alegre conta com diversas escadarias, espaços democráticos que fazem conexões entre ruas e comunidades. Algumas delas se destacam por sua beleza, legado histórico e papel na comunidade, tornando-se cartões-postais em potencial.
Hoje quero mostrar que os portoalegrenses não precisam sair da cidade pra tirar fotos incríveis, existem muitos cenários lindos na capital gaúcha. E para notá-los só é preciso ter um olhar atento.
Esse post faz parte da série #oqueportoalegretem, promovida pelo Coletivo TraveleRS, um grupo de criadores de conteúdo que se uniu pra mostrar que a cidade tem atrativos incríveis a oferecer.
Conheça agora as escadarias mais fotogênicas (ou, trazendo o termo pra atualidade, “instagramáveis”) de Porto Alegre. 😊
Escadaria Borges de Medeiros
Entregue à população em 1932 e restaurado em 2001, o imponente Viaduto Otávio Rocha é um dos maiores símbolos da cidade e possui largos lances de escadas.
Recentemente o espaço público recebeu o nome “Passeio das Quatro Estações” – as escadarias passaram ser identificadas com estações do ano.
Vale passear por todas elas e brincar com os seus diferentes ângulos.

Escadarias de Porto Alegre | Viaduto Otávio Rocha
Ah, não esqueça de ir no topo do viaduto pra tirar uma foto como essa, que pega dois lances de escada e uma vista linda da cidade!

Escadarias de Porto Alegre | Viaduto Otávio Rocha
Escadaria 24 de Maio
Azulejos com desenhos, frases de moradores e trechos de poesia coloriram com doçura a escadaria 24 de Maio, obra da artista Clarissa Motta Nunes.
A travessia entre as ruas André da Rocha e Duque de Caxias ganhou uma nova luz e se tornou um dos pontos mais charmosos do Centro Histórico.

Escadarias de Porto Alegre | Escadaria 24 de Maio
Escadaria João Manoel
A escadaria que liga as ruas João Manoel e Fernando Machado vinha sofrendo os efeitos do tempo, do descaso do setor público e do vandalismo.
Felizmente, vizinhos e artistas transformaram a “Escadaria do Amor” (o apelido do local) em uma explosão de cores que inspira felicidade.

Escadarias de Porto Alegre | Escadaria João Manoel
Escadarias do bairro Jardim Carvalho
Claudia Coelho, responsável pelo projeto Ladrilhar, mobilizou os moradores do bairro Jardim Carvalho a transformar um espaço abandonado e perigoso em um belo mosaico a céu aberto.
A escadaria, que fica na Rua Professor Antônio Peyerouton, ressignificou a relação da comunidade com o local. Cada lance recebeu um desenho diferente, cobrindo com arte os 88 degraus da travessia.

Escadarias de Porto Alegre | Ladrilhar
Ah, ali pertinho também existe outra escadaria, ela também desce na Rua Professor Antônio Peyerouton, até chegar ao “Bar do Alemão” (colocando no GPS você vai encontrar).
Ela não é tão sofisticada quanto a Ladrilhar, mas a área verde do seu entorno deixa o visual muito bonito!

Escadarias de Porto Alegre | Jardim Carvalho
Escadaria Igreja Nossa Senhora das Dores
A igreja Nossa Senhora das Dores é a mais antiga igreja da cidade ainda em pé e é um dos maiores ícones arquitetônicos de Porto Alegre. A edificação, de grande significado histórico e artístico, foi tombada em nível nacional pelo IPHAN.
Ligando a Rua Andradas ao prédio, uma majestosa escadaria de 63 degraus, pintada com cores que lembram um tapete, recebe fiéis, visitantes… e fotógrafos de plantão.

Escadarias de Porto Alegre | Igreja Nossa Senhora das Dores
…
Ah, fica a dica: antes de serem pontos turísticos, essas escadarias são pontes entre as comunidades. Por isso, deixo aqui esse convite pra conhecê-las, mas também um recadinho: é importante respeitar a vizinhança e o propósito pelo qual elas foram criadas – a integração.
…
Você sabia que todas essas escadarias existiam? Tem mais algum lugar “instagramável” em Porto Alegre pra indicar? Comenta aqui embaixo! 🙂
Clique aqui para ler outros posts sobre Porto Alegre.
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉