A cidade de Urubici foi uma das escolhidas pelo meu marido para a última viagem-surpresa que ele organizou pra mim (quem me segue no Insta já sabe, essa é a mais nova mania do Vinícius – e ele tem arrasado demais nas escolhas).
Depois de passarmos uma noite na deliciosa pousada Rio do Vento, subimos a Serra Catarinense pra conhecer essa pequena e linda cidade.
Veja abaixo como visitar dois belos atrativos da cidade – o Morro da Igreja e a Cascata Véu de Noiva.
Morro da Igreja – como solicitar a autorização
O Morro da Igreja está localizado dentro do Parque Nacional São Joaquim, e é um dos principais atrativos para quem visita a cidade. Ele tem 1.822 metros de altitude e a vista para os cânions e para a Pedra Furada é absolutamente deslumbrante.
Para visitar o parque, é necessário solicitar um agendamento antecipado no (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
O primeiro passo é preencher um formulário disponível nesse link, e você só consegue agendar na mesma semana de sua visita.
Depois que a confirmação da reserva chega por e-mail, você pode se dirigir até o órgão na cidade para retirar o bilhete.
O ICMBio está localizado na Avenida Felicissimo Rodrigues Sobrinho, nº 1542.

Visita ao Morro da Igreja | ICMBio de Urubici
Chegando lá, você apresenta seu documento e retira a autorização em papel. Ah, a visita ao mirante é gratuita!

Visita ao Morro da Igreja | Autorização
O número de visitantes é limitado, então recomendo solicitar a autorização assim que você souber o dia que vai ir lá.
O ICMBio de Urubici funciona das 8h às 12h, e das 14h às 16h.
Morro da Igreja
Depois de ter a autorização em mãos, é hora de seguir para o nosso destino. A estrada de acesso tem cerca de 16km, e é bem sinalizada (colocamos no waze “Morro da Igreja” e apareceu direitinho a localização).
Em um certo ponto existe uma portaria, que é onde é necessário apresentar a autorização para seguir o caminho. É nesse mesmo local que encontra-se o acesso à Cascata Véu de Noiva, que vou falar mais adiante.
No topo do Morro da Igreja, os visitantes têm acesso a um estacionamento e a um mirante.

Morro da Igreja | Mirante
A vista é incrível! Vocês tão vendo a Pedra Furada ali?

Morro da Igreja | Pedra Furada
A Pedra Furada é um dos principais cartões-postais da região. Abaixo, uma foto mais aproximada.

Morro da Igreja | Pedra Furada

Morro da Igreja | Pedra Furada
O Morro da Igreja é tão alto que você fica acima das nuvens! 😍

Morro da Igreja | Acima das nuvens
Leia mais: Os cânions e as cachoeiras de Cambará do Sul
Cascata Véu de Noiva
Voltando à portaria de acesso ao Morro da Igreja…
Em vez de seguir reto para subir o morro, você pode dobrar à direita para acessar a bela Cascata Véu de Noiva.
A cachoeira fica em uma propriedade privada (que também conta com um restaurante e uma pousada), então é cobrada uma taxa de R$ 5 por pessoa.
Para chegar até a Véu de Noiva você caminha por uma trilha de aproximadamente 150 metros, com o caminho acimentado e cheia de hortênsias. Demos a sorte de pegar elas todas abertas, lindo demais!

O caminho para a Cascata Véu de Noiva
A cascata tem 62 metros de altura e desce acima de uma formação rochosa de basalto, formando uma imagem semelhante a um véu. Na base, é formada uma pequena lagoa de águas cristalinas.
Cenário lindo pra fotos, hein? 🙂

Cascata Véu de Noiva
…
Fiquei pouco tempo em Urubici (foram praticamente 24h só), mas já quero voltar à cidade pra conhecer outros pontos turísticos. A cidade conta com diversas cachoeiras, cavernas, grutas, inscrições rupestres e cânions.
Urubici me surpreendeu demais! ❤️
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉