Destinos no Brasil, Rio Grande do Sul, RS, Tapes, Todos os posts
Comentários 2

Da lagoa ao butiazal: o que fazer em Tapes

Talvez essa tenha sido uma das viagens mais significativas da minha vida, então é com muito carinho que apresento à vocês a cidade de Tapes, minha terra natal. ❤️

Eu saí de Tapes ainda muito pequena e fazia mais de 20 anos que eu não ia pra lá. E, mesmo quando eu ia, era para visitar alguns sítios de amigos e familiares.

Dessa vez, fui apresentada a uma cidade completamente nova pra mim, que tem uma praia deliciosa pra curtir o verão e uma riqueza natural e cultural imensa junto ao seus butiazais.

Me apaixonei pelo lugar que me acolheu em meus primeiros anos de vida, pelos meus conterrâneos, pela lagoa quentinha e pelo incrível butiá.

E agora vou te mostrar o porquê dessa cidade ser tão especial! 🙂

Tapes Restaurante Bambu praia

Tapes | Beira da lagoa

Tapes

Um destino repleto de riquezas naturais, com a calmaria de cidade do interior. Assim é Tapes, um lugar acolhedor, de pessoas sorridentes que dão bom dia, boa tarde e boa noite quando passam por você.

Dois desses simpáticos tapenses são os queridos Eliézer Munhoz e Fernanda Pacheco, do receptivo Butiá Turismo. Eles foram nossos guias em um tour maravilhoso pela cidade!

Tapes Butiá Turismo

Tapes | Eliézer e Fernanda, da Butiá Turismo

Quando nasci, meus pais moravam na zona rural de Tapes, e essa ainda é uma grande realidade por lá. As fazendas e chácaras fazem parte do contexto da cidade, que tem uma fatia de sua economia girando em torno da cultura do arroz e, mais recentemente, da soja.

Tapes fazenda três irmãos

Tapes | Fazenda Três Irmãos

Mas Tapes não se resume ao setor agrícola. Na cidade, as principais atividades concentram-se em torno do comércio e do turismo de verão.

Bem ao centro fica a Praça Rui Barbosa, um ponto de encontro de conversas, rodas de chimarrão e muita brincadeira de criança – revitalizada, a praça recebeu uma excelente área de recreação infantil.

Tapes praça parquinho

Tapes | Praça Rui Barbosa

Em frente à praça fica um dos símbolos da cidade: a igreja Nossa Senhora do Carmo, fundada em 1950.

Tapes Igreja

Tapes | Igreja Nossa Senhora do Carmo

A arquitetura da região central demonstra traços do antigo vigor econômico do município, com belos prédios e casas antigas.

Tapes – Lagoa

Localizada à margem da Lagoa dos Patos, o cenário praiano atrai banhistas e esportistas na temporada de verão. A cidade está posicionada em uma área chamada “Saco de Tapes”, uma enseada de praias calmas e balneáveis.

Tapes praia calma

Tapes | Uma praia de águas calmas

A água quentinha, que fica rasa por um largo espaço a partir da beira, é perfeita para a diversão das crianças.

Tapes praia

Tapes | A praia

A grande faixa de areia e as árvores que fazem sombra aos banhistas formam um agradável cenário para descansar e aproveitar a praia. Ah, uma iniciativa que achei muito bacana foi a instalação de banheiros públicos na orla.

Tapes praia árvore

Tapes | Sombra e descanso de frente à lagoa

Praias como Pinvest e Jacarezinho recebem grandes grupos de familiares e amigos que, por vezes, passam o dia curtindo a lagoa e até fazendo churrascos (existem churrasqueiras instaladas em alguns pontos).

Ah, para os que gostam de fazer uma boquinha na beira da praia, também tem alguns bares e food trucks espalhados pela região.

Tapes Praia jacarezinho

Tapes | Praia do Jacarezinho

Existe, ainda, uma área da orla com um calçadão super bonitinho, ótimo para caminhar ou sentar em algum dos bancos pra curtir a brisa da lagoa.

Tapes calçadão

Tapes | Calçadão

Tapes também é um local muito propício para a prática de esportes náuticos.

O Clube Náutico Tapense oferece a estrutura necessária aos velejadores que, por vezes, vêm de longe para curtir as águas da Lagoa dos Patos.

Tapes marina

Tapes | Clube Náutico Tapense

A convite dos amigos Bruna e Maurício, da Pousada Rio do Vento (que têm casa por lá), eu passeei de veleiro e pude aproveitar a experiência de ver Tapes de outro ângulo. 🙂

Tapes veleiro Aline

Tapes | Passeio de veleiro

Tapes faz parte da Costa Doce, que reúne outras cidades com praias formadas pela Lagoa dos Patos, como Arambaré, Barra do Ribeiro e São Lourenço do Sul. (Para saber mais sobre a Costa Doce, clique aqui.)

Tapes placa praia

Tapes | Um recado aos visitantes

Tapes – butiazal

Primeiro conheci a praia, fiquei encantada. Em seguida conheci o butiazal, e foi aí que me apaixonei!

Tapes possui a maior extensão de butiazal do Rio Grande do Sul, um belo visual formado por palmeiras centenárias.

Recentemente, a empresa Butiá Turismo passou a realizar saídas turísticas nos butiazais, promovendo a sensibilização para a preservação do ecossistema, e apresentando uma das mais antigas culturas locais.

Tapes Butiazal

Tapes | Turismo rural nos butiazais

A visita aos butiazais de Tapes rendeu um post próprio. Clique aqui para saber como foi participar dessa experiência. 😉

Onde ficar

Um ícone da cidade, o Pontal Tapes Hotel é a principal opção de hospedagem da cidade. Inaugurado em 1995, o hotel oferece aos hóspedes conforto em um belo espaço junto à natureza.

Clique aqui para ler o post completo sobre o Pontal Tapes Hotel.

Tapes hotel

Tapes | Pontal Tapes Hotel

Outra opção de hospedagem bastante presente na cidade são os campings.

O Camping dos Pinheirais, o Recanto da Lagoa e o Camping União são alternativas econômicas ao turista mais despojado – todos de frente para a praia.

Onde comer

Comemos muito bem em Tapes! Tão bem que a gastronomia local ganhou um post específico de recomendações!

Clique aqui pra ler as dicas de onde comer bem na cidade. 😋

Tapes comer bem

Tapes | Restaurante do Pontal Tapes Hotel

Sempre tive orgulho de dizer que nasci em Tapes. Eu tinha uma identidade especial, uma curiosidade extra pra contar à maioria dos amigos nascidos em Porto Alegre.

Mas depois de conhecer melhor a cidade, falar que nasci lá ganhou um novo peso. Fiquei muito feliz de ver como Tapes é bonita, cheia de pessoas simpáticas e um ótimo destino de viagem.

Tapes floresta de pinus

Tapes: repleta de belos cenários

Tapense, com muito orgulho. 💛

 

Clique aqui para ler todos os posts de Tapes.

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

2 comentários

  1. Claudinir Müller diz

    Oi Aline, sou Claudinir Müller, radialista de Santo Antônio da Patrulha, atualmente estou com a minha WebTvSap, fazendo a cobertura de eventos esportivos e culturais. Muito bacana a tua reportagem sobre Tapes, conheço São Lourenço do Sul, quando lá estive em algumas oportunidades na cobertura do Reponte da Canção. Em fevereiro vou dar uma esticada pra conhecer esta bela praia de Tapes. Abracos e continue divulgando estas belezas naturais. Parabéns …

    WebTvSap
    Claudinir Müller
    51 99920.3688

    • Aline Rocha Machado diz

      Muito obrigada pela mensagem, Claudinir!
      Tenho certeza que você irá gostar de Tapes.
      Eu ainda quero conhecer São Lourenço!
      Abraços! 🤗

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.