Últimas, Bento Gonçalves, Destinos no Brasil, Enoturismo, Todos os posts
Deixe um comentário

Caminhos de Pedra: a degustação harmonizada da Vinícola Lovara

Em minha última visita à Bento Gonçalves eu quis fazer um roteiro pela região dos Caminhos de Pedra. Uma das principais vinícolas dessa localidade é a recém-modernizada Lovara.

Entre outras experiências, a Lovara oferece uma degustação de bruschettas harmonizada com vinhos e espumantes da casa. Abaixo, conto pra vocês como foi participar dessa deliciosa atividade!

A Vinícola Lovara

A Lovara é uma vinícola familiar e também uma vinícola de amigos. Ela foi criada pelos imigrantes italianos Giuseppe Benedetti e Angelo Tecchio, que eram vizinhos de terras em Bento Gonçalves, em 1878.

Juntos, iniciaram a produção de uvas para consumo interno em suas propriedades. Com o aumento da produção, fundaram juntos a Vinícola Lovara, no ano de 1967. Em 1991, com a tradição da vitivinicultura herdada de seus pais, Henrique Benedetti e Arcângelo Gabriel Tecchio passaram a elaborar somente vinhos finos.

Vinícola Lovara

Vinícola Lovara

A Lovara está aberta para visitação desde 2009, e conta com diversas atividades enogastronômicas, como o Fondue Harmonizado, o Canerdeli da Nona, o Brinde das Estrelas (durante o período da Vindima) e a degustação harmonizada com bruschettas, que foi o que fizemos.

Vinícola Lovara – a degustação harmonizada com bruschettas

A degustação harmonizada é composta por cinco bruschettas com diversas coberturas, harmonizadas com vinhos e espumantes da casa. Essa é uma das experiências mais bacanas da região dos vinhedos, pois demonstra como cada alimento pode valorizar ou até mesmo macular os sabores das bebidas. 

A atividade acontece em um antigo casarão de pedra, local onde a família de fundadores da vinícola morou durante a década de 1880.

Quem prepara as bruschettas (é tudo feito na hora) e conduz toda a harmonização é a enóloga Roberta Benedetti, que faz parte da terceira geração da família de fundadores. Uma querida com ótima didática!

Lovara bruschetta Roberta

Vinícola Lovara | Roberta Benedetti

A experiência começa com a harmonização do espumante Lovara Rosé Brut com uma bruschetta de geleia de morango (todas as bruschettas são feitas com pão colonial e base de pasta de alho). Depois de experimentá-la, o espumante muda e fica levemente mais ácido. Começamos muito bem!

Em seguida veio a bruschetta de mostarda e mel, acompanhada do Lovara Chardonnay. Após uma mordida no pãozinho, a bebida fica mais amendoada, com mais levedura. Muito bacana de sentir essa diferença!

Leia mais: Conheça o Parque da Ovelha, nos Caminhos de Pedra

O espumante Lovara Brut chegou para harmonizar com a bruschetta de queijo colonial e tomate seco (uma delícia!). Incrível como a bebida “amacia” a gordura do queijo!

Lovara bruschetta tomate seco

Vinícola Lovara | Lovara Brut e bruschetta de queijo e tomate seco

O Lovara Merlot recebeu duas harmonizações: com molho de tomate e com mostarda. A proposta era perceber a diferença da bebida conforme o acompanhamento. Esse foi um dos momentos mais bacanas!

E, por fim, a bruschetta de gorgonzola e mel chegou pra demonstrar o quanto a harmonização pode elevar uma bebida. Eu, que não curtia espumante moscatel, achei o acompanhamento simplesmente perfeito!

Ah, o Lovara Moscatel não é tãaaaao doce a ponto de ser enjoativo, até trouxe um pra casa! 🙂

Lovara bruschetta gorgonzola

Vinícola Lovara | Lovara Moscatel e bruschetta de gorgonzola

Essa foi a minha bruschetta e harmonização favoritas! 😋

Lovara gorgonzola

Vinícola Lovara | Degustação harmonizada

Após o encerramento da atividade, fomos convidados a conhecer os tanques de elaboração dos produtos da vinícola.

Lovara tanques vinho

Vinícola Lovara | Tanques de vinificação

E o tour terminou na loja da Lovara, onde pudemos adquirir alguns dos vinhos e espumantes que degustamos anteriormente. Eu comprei vários! 🙂

Lovara loja

Vinícola Lovara | Loja

Essa foi uma das experiências mais interessantes que já participei na região dos vinhedos. Os sabores fortes deixavam bem marcadas as diferenças de cada bebida antes e depois de experimentar as bruschettas, então foi muito interessante perceber as nuances que cada alimento coloca nos vinhos e espumantes.

A degustação harmonizada acontece em todos os meses do ano, sob agendamento. Recomendo! 🙂

 

Serviço:

Degustação harmonizada da Vinícola Lovara
Valor: R$ 35 por pessoa
Funcionamento: de segunda à sábado, das 9h às 15h30
Endereço: Rua José Benedetti, nº 222 – Salgado, Bento Gonçalves
Agendamento pelos telefones (54) 996271699 ou (54) 21029005

 

Se quiser ler os outros posts de Bento Gonçalves, clica aqui.

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.