Chipre, Comida, Comidas típicas, Destinos no exterior, Gastronomia, Todos os posts
Deixe um comentário

Conheça os pratos típicos do Chipre

Você já ouviu falar do Chipre?

Essa parece ser uma pergunta boba para quem sabe bastante de geografia, mas eu mesma, que tô sempre “viajando” no Google Maps, desconhecia o país até bem pouco tempo atrás.

Eu descobri o Chipre através da minha amiga Sophia, do blog Meu mapa-múndi. Quando comentei que tinha comprado passagens aéreas pra Israel, ela me disse: “fica pertinho do Chipre”.

Chipre???

Na mesma hora comecei a pesquisar o destino e me encantei com as praias incríveis da ilha cercada pelo Mar Mediterrâneo. Ao ver que as passagens de Tel Aviv pra lá custavam menos de R$ 500 reais, decidi incluir esse destino na minha viagem. E os dias no Chipre se tornaram uma das escolhas mais legais das nossas férias! ❤️

Mas, além das belas praias de mar azul-turquesa, descobri que outra riqueza do Chipre: a sua culinária. A gastronomia cipriota é cheia de influências, ingredientes frescos e combinações inusitadas.

Veja abaixo todas as comidas típicas que experimentamos por lá! 😉

Halloumi

O Halloumi é o ingrediente cipriota mais famoso do mundo. Produzido com uma mistura de queijo de cabra e de ovelha, o queijo tem um sabor levemente salgado e se tornou um queridinho da culinária vegetariana em diversos países.

Como ele tem um ponto de fusão elevado, pode ser facilmente frito ou grelhado, sem derreter. Para você ter uma referência mais clara: o Halloumi tem uma textura muito semelhante à do queijo coalho.

Ele é comumente servido grelhado como aperitivo ou entradinha, em saladas, misturado com melancia picada, e até em pratos doces. Eu provei ele grelhadinho e adorei!

Chipre queijo

Comidas típicas do Chipre | Halloumi

Moussaka

Você vai ver nessa lista muitos pratos típicos do Chipre que também são característicos da Grécia ou da Turquia – que, além do Reino Unido, foram colonizadores do país.

Geralmente associado à culinária grega e turca, a Moussaka também está presente no cardápio de quase todos os restaurantes do Chipre.

A Moussaka é semelhante à lasanha, um prato cozido em camadas de beringela, guizado de cordeiro e molho branco. Ela é assada no forno, até ficar gratinada.

Eu já tinha comido esse prato no Brasil, mas não chega nem perto dos que eu comi no Chipre. Foi difícil resistir à tentação de só pedir isso nos restaurantes, mas eu ainda tinha muitas comidas típicas para experimentar… 😋

Chipre moussaka

Comidas típicas do Chipre | Moussaka

Stifado

O Stifado é uma saborosa carne cozida lentamente no forno, que pode ser feita com gado ou coelho.

Existe uma teoria que o nome “Stifado” é origiário da palavra italiana “stufa”, que significa forno. Essa receita teria sido levada para a Grécia pelos venezianos, e os gregos compartilharam com o Chipre esse prato típico.

Chipre carne

Comidas típicas do Chipre | Stifado

Kleftiko

Prato clássico da culinária grega que migrou para o Chipre, o Kleftiko é uma carne de cordeiro cozida lentamente no forno, acompanhado de vegetais.

Geralmente preparado com o stinco, a carne fica muito macia e desmancha na boca.

Chipre cordeiro

Comidas típicas do Chipre | Kleftiko

Souvlaki cipriota

Com inspiração no Kebab, fast food muito consumido na Grécia, o Souvlaki cipriota pode ser consumido de duas formas.

Dentro do pão pita, que é bem fino e maior do que a versão grega, ele vem embrulhadinho como se fosse um bolso, acompanhado de salada e molho de iogurte.

Chipre Shawarma

Comidas típicas do Chipre | Souvlaki

Também são chamados de Souvlaki as carnes servidas em espetinhos. Geralmente são encontrados de carne de porco, frango, cordeiro ou vegetais – e acompanhados de batata frita.

Chipre espetinho

Comidas típicas do Chipre | Souvlaki

Pratos com frutos do mar frescos

Como se trata de uma ilha, a culinária do Chipre conta com diversos pratos baseados em frutos do mar. É comum encontrar nos cardápios opções com lula, polvo, mexilhões, lagosta, camarão e peixe fresco.

Falando em peixe… essa foi minha opção em duas refeições por lá – comi e repeti o robalo assado (sea bass). Peixe fresco de verdade é um espetáculo, né? 😋

Chipre peixe assado

Comidas típicas do Chipre | Robalo assado

Um dos pratos de frutos do mar que encontramos em 100% dos cardápios de restaurantes foi o spaghetti com frutos do mar.

Senti que morri e fui pro céu! 🤤

Spaghetti frutos do mar

Comidas típicas do Chipre | Spaghetti com frutos do mar

Milho doce

Quando estávamos passeando pelo centrinho de Aya Napa avistei uma barraquinha de milho e achei interessantíssimo que ele era todo tostadinho por fora. Eu, que adoro milho, resolvi pegar um pra mim.

Qual não foi minha surpresa quando dei a primeira mordida. Ele era… doce! Achei curiosíssimo, como se estivesse comendo uma pamonha doce direto da espiga. Vale experimentar!

Chipre milho doce

Comidas típicas do Chipre | Milho doce

Azeitonas

As azeitonas estão por todo lado no Chipre. Nas entradinhas, nos cosméticos, nas diversas opções de azeites e até pelas ruas. O fruto é tratado como um verdadeiro tesouro do país!

Se você não gosta de comer azeitona (que lá geralmente vem marinada com algo, limão, coentro e tomilho), vale trazer pelo menos uns sabonetinhos pra casa. 🙂

Azeitona

Comidas típicas do Chipre | Azeitonas

Soujoukos ou soutzoukos

Esse doce foi o meu primeiro contato com a culinária cipriota. Logo em frente ao ponto de ônibus que desci vinda do aeroporto tinha uma banca de doces e esse formato de salsicha colorida me chamou muito a atenção – eu tinha que provar!

O Soujoukos é preparado com um núcleo de nozes ou amêndoas que ficam de molho na água até amolecerem. Depois elas são enfiadas em um cordão e mergulhadas em uma espécie de goma doce e retiradas até secar. Esse processo é repetido várias vezes, até ficar nesse formato de salsicha com cerca de 5 cm de espessura.

O doce é vendido em pedaços e eu comprei um pedacinho. Era bem interessante, não muito doce, e a goma é bem firme. Não senti tanto sabor nele (comprei o de romã), mas se você quer experimentar doces típicos do país o Soujoukos não pode faltar na sua lista.

Chipre doces

Comidas típicas do Chipre | Soujoukos

Loukomi

Também conhecido como Turkish delight, o Loukomi é muito popular no Chipre. Ele é encontrado facilmente em lojinhas de variedades, geralmente vendido como um souvenir para levar de presente.

É uma goma, que pode ser de diversos sabores, coberta de açúcar confeiteiro (que parece um pó ainda mais fino do que o encontrado por aqui).

Eu trouxe alguns pra casa e só provei quando cheguei no Brasil. A sensação foi de total arrependimento! Se eu tivesse experimentado antes, teria comprado mais com certeza. O Loukomi é uma delííícia!

Loukoumia

Comidas típicas do Chipre | Loukomi

Sério, que destino incrível!

Serei eternamente grata, Sophia! ❤️

 

Para acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.