Últimas, Bento Gonçalves, Destinos no Brasil, Enoturismo, Rio Grande do Sul, RS, Serra Gaúcha
Deixe um comentário

Casa Fontanari: um refúgio vitivinicultor no alto dos Caminhos de Pedra

Sou apaixonada por vinícolas pequenas, estilo “boutique”, que respeitam seu terroir e apresentam produtos de qualidade, complexos e genuínos.

A Casa Fontanari é assim: uma vinícola familiar, localizada em um local especial (a região de São Pedro, no alto dos Caminhos de Pedra), que elabora vinhos de excelência.

As origens da vinícola Casa Fontanari

Em 1989, o médico Juliano Fontanari deu início à vinificação de seus primeiros vinhos, oriundos de inúmeras variedades de videiras plantadas alguns anos antes pelo seu pai, Euclidio Fontanari.

Ah, o vinho não entrou na família por acaso. O pai de Euclidio, Guilherme Fontanari, foi o primeiro diretor-presidente e um dos fundadores da Cooperativa Aurora.

Dos filhos do dr. Juliano, um se destacou pelo grande interesse pelo vinho: Victor Fontanari, que atualmente é o responsável pela vinícola.

Casa Fontanari – a propriedade

A entrada da Casa Fontanari já é apaixonante: a casa é toda coberta de verde, a recepção é calorosa, o cenário do entorno é belíssimo.

Casa Fontanari entrada

Casa Fontanari

A vinícola faz parte do roteiro Caminhos de Pedra, e fica no alto do distrito de São Pedro. A propriedade conta com uma vista privilegiada de algumas casas, da igreja e da Casa da Ovelha.

Para aproveitar a paisagem, alguns mirantes foram instalados.

Casa Fontanari pipa

Casa Fontanari | Mirante

Claro que eu aproveitei esse cenário privilegiado pra tirar algumas fotinhos! 🙂

Casa Fontanari Aline

Casa Fontanari | Mirante

Os vinhedos da Casa Fontanari fazem parte da área demarcada pela Indicação de Procedência do município de Pinto Bandeira. As videiras são plantadas em espaldeiras verticais.

Casa Fontanari Vale

Casa Fontanari | Videiras e , ao fundo, o distrito de São Pedro

Casa Fontanari – visitação à cave

Quem conduziu nossa visita na casa Fontanari foi o simpático Douglas Braido, um apaixonado pela região de São Pedro, onde nasceu.

Como se trata de uma vinícola pequena, de produção limitada, em um mesmo espaço (o porão da casa) podemos ver todo o processo de elaboração das bebidas

Os vinhos da Casa Fontanari passam por barricas de carvalho francesas, que refletem diretamente no resultado final do produto.

Casa Fontanari barricas

Casa Fontanari | Douglas Braido e as barricas de carvalho

Casa Fontanari tanques

Casa Fontanari | Tanques e espumantes passando pelo método Champenoise

A rotulagem dos produtos é feita manualmente. Segundo Braido, todos os funcionários auxiliam nesse processo – inclusive o próprio Victor, proprietário da vinícola.

Casa Fontanari rotulagem

Casa Fontanari | Rotulagem manual

Casa Fontanari – Degustação

A degustação dos produtos da Casa Fontanari inclui cerca de dez rótulos e custa R$ 30 por pessoa – valor que pode ser revertido em compras na loja da vinícola.

Eu me apaixonei pelos vinhos e espumantes que degustamos lá, mas vou destacar aqui três rótulos.

Primeiro, o espumante Mion Rosé Brut. Ele tinha uma coloração e aroma de morango e framboesa. Elaborado pelo método champennoise, ele foi premiado com medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxellas.

Gostei tanto que trouxe um pra mim! 🙂

Casa Fontanari espumante Mion rosé

Casa Fontanari | Mion Rosé Brut

Também destaco o Chardonnay Bâtonnage, fermentado em barricas de carvalho por doze meses. Nesse período, o vinho é agitado duas vezes por semana com um bastão (e é daí que vem o termo bâtonnage).

Na boca, um vinho aromático e equilibrado. Uma obra-prima produzida na casa.

Casa Fontanari chardonnay

Casa Fontanari | Chardonnay Bâtonnage

E, por fim, o Casa Fontanari Ancellotta. Um vinho forte, presente, arrebatador, que tem uma longa permanência na boca. Ele também foi premiado com medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas.

Eu nunca tinha experimentado qualquer vinho feito com a ancellotta, qualidade de uva que é utilizada apenas para dar cor à outros vinhos, mas foi amor à primeira degustação. Também trouxe pra casa! 🙂

Casa Fontanari ancelotta

Casa Fontanari | Casa Fontanari Ancellotta

Ah, a Casa Fontanari também produz Pisco, Brandy e Grappa. O Vini, meu marido, experimentou os três e gostou muito – mas eu confesso que não sou muito chegada nos destilados, então esses eu passei.

Casa Fontanari destilados

Casa Fontanari | Pisco, Brandy e Grappa

Enfim, super indico a visita e degustação da Casa Fontanari. Uma vinícola que oferece belas paisagens e vinhos de personalidade.

Se você estiver nos arredores dos Caminhos de Pedra, não deixe de passar por lá. 😉

 

Serviço:

Vinícola Casa Fontanari
Funcionamento: diariamente, das 9h30 às 18h
Endereço: Caminhos de Pedra – Bento Gonçalves

 

Para ler outros posts de enoturismo clique aqui.

Para acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.