Já fui ao Parque da Ovelha duas vezes e esse é um passeio que gosto bastante e que recomendo fortemente pra quem vai à região dos vinhedos com crianças. Entre uma vinícola e outra, você tem a oportunidade de participar de uma experiência única!
Nesse post vou contar quais são as principais atrações do Parque da Ovelha. 🙂
Casa da Ovelha
O casarão construído em 1917 é a porta de entrada da Casa da Ovelha, propriedade que une fazenda, loja, laticínio e o Parque da Ovelha. Por lá vivem 650 ovelhas da raça francesa Lacaune, e cada uma produz cerca de dois litros de leite por dia.
FUN FACT: esse casarão originalmente era localizado no terreno ao lado. Como o proprietário mostrou interesse em destruir a casa para construir uma nova em seu lugar, o empresário Tarcisio Michelon (proprietário da rede Dall´Onder de Hotéis, da Casa da Ovelha e idealizador dos Caminhos de Pedra) foi responsável por uma cena cinematográfica nas ruas de São Pedro – ele mudou a casa de lugar!
Fotos desse transporte estão disponíveis no interior do casarão. 😉

Casa da Ovelha | Casarão construído em 1917
A Casa da Ovelha compõe o roteiro Caminhos de Pedra, idealizado para preservar e promover a cultura que os imigrantes italianos trouxeram à Serra Gaúcha.
Casa da Ovelha – Degustação
O passeio inicia com a degustação de produtos da Casa da Ovelha e também uma explicação sobre a história e o trabalho desenvolvido no parque.
Temos a oportunidade de experimentar queijos com diversos tempos de maturação (como feta, grana e pecorino), além do incrível doce de leite de ovelha produzido por lá.
A Casa da Ovelha também fabrica iogurtes e cosméticos. Todos os produtos estão à venda na loja que fica no andar térreo do casarão (que conta, ainda, com roupas e souvenirs), e também na loja virtual.
Parque da Ovelha – Amamentação de cordeiros
Na primeira vez que fui ao Parque da Ovelha eu estava com pouco tempo e acabei perdendo o horário das amamentações (lá é assim: todas as atrações têm horários programados).
Mas na segunda visita, alimentar os cordeirinhos estava no topo das minhas prioridades – e foi uma experiência inesquecível!
Antes da amamentação recebemos uma explicação sobre como devemos proceder: cada cordeirinho recebe uma mamadeira e conforme eles vão sendo alimentados, são trocados de cercadinho.

Parque da Ovelha | Mamadeiras
Assim que os cordeirinhos vêem as mamadeiras, já ficam agitados, querendo garantir o seu leitinho. (Mas eles não atacam, são muuuito mansinhos).
Essa é a atração do parque mais especial para as crianças. Olha como elas se divertem com os bichinhos.

Parque da Ovelha | Amamentação de cordeirinhos
Eles bebem tudo rapidinho – e balançando os rabinhos.

Parque da Ovelha | Amamentação de cordeirinhos
Depois que todos estão alimentados, a parte mais legal: somos convidados a entrar nos estábulos pra ganhar um ataque de carinho e lambeijos.
Sério, é uma explosão de fofura! (E rende fotos maravilhosas!)

Parque da Ovelha | Eu e os cordeirinhos
Parque da Ovelha – Pastoreio
O Pastoreio é outra atração incrível da casa. Aqui as ovelhas são coadjuvantes. As verdadeiras estrelas são os cães Border Collie que, com a orientação do pastor, movimentam as ovelhas pela propriedade.
Sério, é incrível!

Parque da Ovelha | Pastoreio
Essa é a Tina, uma das protagonistas da apresentação.

Parque da Ovelha | Eu e a Tina
Ah, aqui eu deixo uma dica importantíssima: logo na entrada do Parque da Ovelha estão disponíveis chapéus e repelentes. Não deixe de usar os repelentes!
Nessa área do pastoreio existem muitos mosquitos borrachudos. E se você nunca foi picado por um borrachudo, garanto que não quer descobrir. É TENSO!
Parque da Ovelha – Falcoaria
A Falcoaria foi uma atração que me surpreendeu bastante. Eu não esperava nada, mas acabei achando muito legal.
Na apresentação, aves de rapina como gavião, falcão e coruja voam conforme comandos verbais de seu treinador. Elas voam suuuper pertinho das nossas cabeças!

Parque da Ovelha | Falcoaria
Outras atrações
Além de todas essas atrações, existem outras que (ainda) não tive a oportunidade de participar. São elas:
* Visualização e participação da rotina diária de ordenha da fazenda;
* Alimentação de ovelhas adultas;
* O Grande Rebanho – Movimentação de ovelhas para o galpão;
* Passeio de trator pela fazenda e Parque de Esculturas.
O lado bom é que ainda sobraram novas atividades para a minha próxima visita ao Parque da Ovelha. 🙂
Serviço:
Parque da Ovelha
Rodovia Linha Palmeiro, 400 – Distrito de São Pedro, Bento Gonçalves
Horários de funcionamento: A loja está aberta das 9h às 17h30, e o parque funciona das 9h30 às 16h30
O ingresso custa R$ 80 por pessoa.
Cada atração dura 30 minutos. O visitante pode entrar e sair do parque quantas vezes quiser, no mesmo dia.
* As duas visitas foram feitas a convite do Parque da Ovelha.
Para acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉