“Portugal fascina pelas pessoas, pelos costumes tão próximos aos nossos, pelos prédios antigos e coloridos, pelos castelos, pelos bares, pelos restaurantes, pela vida e, principalmente, pela comida. Se essa gastronomia não é uma língua, uma forma de se comunicar, acho que perdi a razão.
A gastronomia portuguesa é uniforme e, ao mesmo tempo, tem suas nuances em cada região, é única e, ao mesmo tempo tão semelhante a comidinha da minha vó, é simples, mas encanta em cada mordida. Comer em Portugal me fez ampliar meu amor pela gastronomia e reforçar minhas crenças de que, na cozinha, certo e errado é questão de gosto.”
O trecho acima foi retirado do blog da chef Pietra Acunha, o Pi&Mentas Cuisine (especificamente desse post).
Eu não conseguiria descrever melhor a gastronomia portuguesa do que esse texto lindo!
Portugal é o destino que mais rendeu posts aqui nesse blog. A Pietra também visitou o país esse ano e, graças à essa querida chef, há alguns dias eu pude matar um pouquinho a saudade da gastronomia portuguesa em um super jantar-aula.
Eu fiquei encantada com a didática da Pietra e me acabei comendo Porco à Alentejana, Bacalhau às Natas e Pastel de Cerveja.
Ah, no final do post tem receitinha! 😉
Pi&Mentas Cuisine by chef Pietra
A Pietra é chef de Gastronomia para Eventos formada pelo Egas e professora de gastronomia formada em Hotelaria pela FARGS.
Entre 2012 e 2013, morou fora e trabalhou em diversos restaurantes. O blog Pi&Mentas Cuisine foi criado ainda em 2012, com receitas e crônicas sobre a vida.
Em 2017, resolveu criar contas no Instagram e no Facebook para o blog onde inclui, além das receitas, dicas sobre restaurantes que frequenta. Nesse mesmo ano, passou a dar aulas particulares e ministrar cursos de gastronomia.
Ah, ela é autora do livro “Na Cozinha com Pi&Mentas”. Chique, hein?

Eu e a chef Pietra
Jantar-aula português
Assim como eu, a Pietra fez uma verdadeira imersão gastronômica em Portugal. Então, pra compartilhar tudo que comeu e aprendeu por lá, ela decidiu criar esse cursinho com receitas pouco convencionais.
O jantar-aula foi realizado na casa dela mesmo, e lá podemos sentir um pouco do que ela gosta de fazer: viajar.

A parede da casa da chef
Ah, todos os pratos foram harmonizados com bebidas da Porto a Porto.
Para abrir o apetite: sopa de melão
Adorei que a experiência já começou surpreendendo muito!
Para “abrir o paladar”, fomos recebidos com uma receita bem pouco convencional: sopa de melão com hortelã e bacon. Parece uma combinação esquisita, mas eu juro que tava uma delííícia!

Sopa de melão, hortelã e bacon
Entrada: Marufos
A chef Pietra fez tudo na nossa frente, contando a história dos pratos, dos lugares que visitou, e da relação dela com a cozinha. ❤️

Pietra cozinhando e a Lu Cadore (do blog Garfadas pelo Mundo) fotografando
Fugindo do óbvio, em vez do clássico bolinho de bacalhau, ela escolheu como entrada os Marufos – bolinhos de peixe super aerados.
Para acompanhar os Marufos, o espumante Messias, da região do Bairrado.

Marufos e o espumante Messias
Primeiro prato: Porco à Alentejana
Logo em seguida acompanhamos o preparo do porco à Alentejana. A Pietra comeu esse prato no restaurante Taberna Típica Quarta-feira, que fica em Évora. A casa serve um menu fechado e você só fica sabendo o que vai comer quando os pratos chegam à mesa.
Ela gostou tanto desse prato que resolveu incluí-lo no curso.
Ah, e pra acompanhar ela fez um arroz de tomates que estava simplesmente PER-FEI-TO! 😋
O porco à Alentejana foi harmonizado com o vinho Reguengos, do Alentejo.
Segundo prato: Bacalhau às Natas
Mas, apesar de todas as novidades e pratos diferentes, um bacalhauzinho sempre cai bem, né? Esse peixe é a cara de Portugal!
Leia mais: Sete versões de bacalhau que você precisa provar em Portugal
A chef Pietra nos ensinou uma receita que ela aprendeu lá mesmo, participando de um curso oferecido nas Experiências do Airbnb. Nas palavras dela:“foi uma experiência muito legal, na casa do host, com a família dele. Fui procurar por esse tipo de curso depois de ver que tu aprendeu a fazer pastel de Belém por lá“.
Amei? Amei! ❤️
Olha que bacana esse relato:
“O mais legal foi ver que ele começava a cozinhar com a panela desligada e colocava o azeite e a cebola na panela fria. Minha mãe sempre cozinhou assim e eu aprendi que era errado quando fiz faculdade. Então, foi muito bom ver que lá nas nossas origens (minha família tem origem portuguesa) eles cozinham como a minha mãe.”

Chef Pietra e o bacalhau pronto pra ir para o forno
Sério, tava bom demais esse bacalhau! 🤤🤤🤤
Pra harmonizar, o vinho Tons Duorum, da região do Douro.
Tem uma coisa que eu gosto muito nesses eventos que envolvem uma mesa farta e vários desconhecidos: no final todo mundo fica amigo e conversa sobre os mais diversos assuntos.

O grupo de alunos dessa noite incrível
Sobremesa: Pastel de Cerveja
Bem na frente da loja que vende os Pastéis de Belém (o original), fica uma portinha pequena que anuncia os Pastéis de Cerveja.
Eu cheguei a pensar em entrar, mas acabei não provando esse doce por lá.
Felizmente a chef Pietra fez o que eu não fiz, atravessou a rua e se deliciou com esses pastéis cheios de amêndoa. E não só isso: trouxe a receita pra casa pra matar a minha vontade que ficou recolhida lá em Lisboa! Êeeeee! 🙂
O Pastel de Cerveja foi harmonizado com o Vinho Madeira Justino´s.

Pastel de Cerveja e o Vinho Madeira
Receita do Pastel de Cerveja
De tudo que a Pietra serviu, a sobremesa foi o que mais me chamou a atenção, então pedi pra ela pra escrever aqui a receita pra que vocês possam reproduzir o Pastel de Cerveja em casa! 🙂
Massa:
400g de farinha de trigo
100g de açúcar
200g de manteiga
1/3 de xícara de cerveja
1 gema
1 pitada de sal
Misture o açúcar, o sal e a farinha. Pique a manteiga em cubinhos e, com as mãos, incorpore-a à farinha até virar uma farofa. Junte a gema e a cerveja e forme uma bola. Leve para gelar por, pelo menos, uma hora.
Recheio:
20 colheres de sopa de açúcar
10 gemas
200g de amêndoas cruas
Açúcar de confeiteiro
Descasque e pique as amêndoas. Reserve.
Bata o açúcar e as gemas e reserve.
Volte para a massa.
Abra-a com a ajuda de um rolo e coloque-a em forminhas.
Acrescente as amêndoas e cubra com a gemada.

Cobrindo as forminhas com a gemada
Leve para assar em forno a 180°C por cerca de 30 minutos ou até dourar.
Polvilhe o açúcar confeiteiro e sirva quentinho. 😍

Pastel de Cerveja prontinho!
Na minha viagem à Portugal eu fiz um tour de doces portugueses, sabia? Então posso dizer com propriedade: esse pastel tinha o sabor da “terrinha”.
E aí, você vai fazer essa receita? 😋
Próximos cursos da Pi&Mentas Cuisine agendados:
28/11 – Gastronomia italiana – curso ministrado em italiano
5/12 – Variando o menu de Natal
Os dois cursos iniciam às 19h e serão realizados na casa da chef, no bairro Rio Branco.
Para acompanhar a agenda da Pi&Mentas, segue ela no insta!
Se quiser acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉