Até 1920, São Paulo recebeu aproximadamente 70% dos imigrantes italianos que vieram para o Brasil – representando 9% da população total do Estado.
Além de uma transformação social e econômica, os imigrantes trouxeram para a cidade sua bagagem cultural, sua gastronomia, suas receitas, seus temperos. A pasta e a pizza passaram a fazer parte do imaginário coletivo paulistano.
Sabia que Sampa é a cidade que mais consome pizza no planeta?
São centenas de restaurantes, cantinas e gelaterias que oferecem alimentos que fazem lembrar da Calábria e da Toscana, do Vêneto e da nonna. ❤️
Eu acho até injusto fazer uma lista de italianos recomendados na cidade, porque não conheço todos, mas esses aqui são bom demais, e são lugares que eu gostei muito. Lá vai:
Tappo Trattoria
O Tappo é o meu restaurante queridinho de São Paulo, o lugar que sempre volto e como maravilhosamente bem.
É um restaurante pequeno e aconchegante, estilo bistrô, com receitas delicadas e cheias de personalidade.
Se eu tivesse que recomendar apenas um prato de tudo que já comi em São Paulo, seria o tortellini ao molho trufado do Tappo. 🤤

Tappo Trattoria | Tortellini ao molho trufado
Endereço: Rua da Consolação, 2967 – Cerqueira César
Osteria del Petirosso
Intimista e sofisticado, a Osteria del Petirosso oferece um menu enxuto e simples, mas com sabores intensos. Quem está à frente do cardápio desse restaurante é o romano Marco Renzetti, que homenageia a sua terra em diversos pratos.
Eu encontrei o Osteria del Petirosso no instagram pela foto de sua lasanha, com uma massa crocante e dourada, mas foi o tonnarelli grossi all’amatriciana que o Vinícius escolheu que conquistou nosso paladar.
Essa massa fresca, perfeitamente “al dente”, com molho de tomate, guanciale e pecorino com um toque de pimenta estava tão sensacional que quase roubei o prato do Vini pra mim. 😋

Osteria del Petirosso | Tonnarelli grossi all’amatriciana
Endereço: Alameda Lorena, nº 2155 – Jardim Paulista
Piccolo
O Piccolo é o irmão mais novo do Piu – outro restaurante italiano que poderia estar nessa lista aqui, mas ainda não cheguei a visitar – tá na lista!
No comando das caçarolas estão os chefs Marcelo Laskani e Marcelo Milani, que apresentam um cardápio autoral com bom custo-beneficio, onde predomina a culinária italiana moderna com influência de ingredientes regionais.
Eu provei lá um tortelinni de vitela com molho de cogumelos e de queijo INESQUECÍVEL de tão bom. Ah, e o restaurante fica no meu bairro favorito de São Paulo: Pinheiros.

Piccolo | Tortelinni de vitela
Endereço: Rua dos Pinheiros, 266 – Pinheiros
Famiglia Mancini
O Famiglia Mancini é uma bela cantina, com uma decoração que encanta e ótima gastronomia italiana. O cardápio é extenso e os pratos são enormes, e servem em torno de três pessoas com tranquilidade.
O buffet de saladas, queijos, charcutaria e antepastos é tentador, não deixe de fazer uma boquinha!
O Famiglia Mancini fica em uma rua super graciosa, com vários outros restaurantes dos mesmos donos, uma lojinha de arte, um teatro de rua e até uma fonte. À noite, luzinhas iluminam o ambiente, que fica ainda mais charmoso. Um ícone de São Paulo!

As belas caçarolas do Famiglia Mancini
Endereço: Rua Avanhandava, nº 81 – Bela Vista
Cantina Roperto
Um das mais tradicionais regiões de São Paulo para experimentar a autêntica gastronomia com o genuíno “sapore” italiano é o Bixiga. Embora o Bixiga não seja reconhecido oficialmente como um bairro, o pedaço da Bela Vista tem grande importância histórica e turística na cidade.
Por lá existem diversas cantinas italianas, e a escolha é realmente difícil, mas fomos de Roperto, em funcionamento desde 1942.
O fusilli ao sugo é um dos pratos mais clássicos da casa, e é diferente de qualquer fusilli que eu já tenha comido na vida. Eu sou apaixonada por molho ao sugo, e esse tava espetacular. Para acompanhar, uma suculenta braciola (bife enrolado). 😋
Comida que conforta, ambiente com cara de casa, atendimento queridíssimo.

Cantina Roperto | Fusilli ao sugo com braciola
Endereço: Rua Treze de Maio, 634 – Bela Vista
Modern Mamma Osteria
Quando eu comecei a escrever esse post a minha amiga Sophia, do blog Meu mapa-múndi, postou nos stories do instagram dela essa lasanha e eu babei tanto que convidei ela pra participar dessa lista. Dá uma olhada nesse review:
“Bastou uma única visita para o Modern Mamma Osteria entrar para a minha lista de restaurantes favoritos em São Paulo. O motivo? Foi lá que eu comi a melhor lasanha da minha vida e, para a minha surpresa, ela não era à bolonhesa.
A “Lasanheta de Vitelo e Tartufo Negro”, receita do chef Salvatore Loi, tem a massa dourada, com direito a bordinha crocante, molho do assado e creme de grana padano. Sensacional!”
Se quiser ler o post completo da experiência dela no Modern Mamma, clica aqui. 😉
Gente, olha essa foto! Babei demais nessa lasanha. Quero provar djá! 😍

Lasanha da Modern Mamma Osteria | Foto: Sophia Catalogne
Endereço: Rua Manuel Guedes, nº 160 – Itaim Bibi
Eataly
E se você quiser fazer uma verdadeira imersão italiana em São Paulo, dá um pulo no Eataly!
O reduto gastronômico conta com um empório de ingredientes e produtos importados da Itália, além de oito restaurantes, padaria, confeitaria, bar de vinhos, cafeteria e até a famosa sorveteria italiana Venchi.
O espaço também oferece cursos de gastronomia e eventos em homenagem à cultura italiana. Um ótimo lugar para turistar, aprender e comer muito bem!

Eataly São Paulo
Endereço: Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, nº 1489 – Itaim Bibi
…
Já foi em algum desses restaurantes? Tem algum pra me indicar? Comenta aqui em baixo! 😉
Para mais dicas de São Paulo, clique aqui. 😉
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉
Que post delicioso!
Não são nem 9h, mas já queria almoçar em algum dos lugares da tua lista! ❤️
E muito obrigada pelo convite, adorei contribuir com essa lasanha maravilhosa! 😘
Eu que agradeço pela tua contribuição. Essa lasanha me deixou BA-BAN-DO! 🙂