Últimas, Comida, Destinos no exterior, Gastronomia, Portugal
Deixe um comentário

Almoço com vista: conheça o Azenhas do Mar

Um cenário cinematográfico: casinhas brancas na beira de um penhasco de frente para o mar. Lembra a Grécia, mas é a pequena vila de Azenhas do Mar, em Portugal.

Essa vista fica logo na entrada da cidade, ao lado de um estacionamento público: é o Miradouro das Azenhas do Mar.

Na beira da praia, se a maré estiver cheia, ainda rola uma piscina natural. Visual de tirar o fôlego, hein? 😍

Azenhas do Mar

A vilinha pertence à região de Colares, e está localizada a 15 minutos do centro de Sintra.

De Lisboa são cerca de 45 minutos (cerca de 30 km) – visitar esse lugar lindo também pode ser uma boa opção de bate-volta partindo da capital portuguesa.

Se quiser outras dicas de bate-volta partindo de Lisboa, leia esse post do site Quase Nômade.

Azenhas do Mar – almoço com a melhor vista

De cara para essa vista arrebatadora, a possibilidade de almoçar frutos do mar frescos e pratos da gastronomia clássica portuguesa.

Com o mesmo nome da praia, o Azenhas do Mar Restaurante e Piscinas fica de frente para o mar, descendo uma escadinha ao lado do mirante.

Fachada Azenhas

Logo na entrada, uma vitrine exibe diversos tipos de peixes e frutos do mar, sempre frescos – esse é o carro-chefe da casa.

Frutos do Mar Azenhas

Azenhas do Mar – o almoço

Algo que me chamou bastante a atenção nos restaurantes portugueses foi a questão do couvert. Na maioria dos lugares, a cobrança é feita por item. Se o garçom entrega na mesa pães, queijo, manteiga, biscoito e antepastos, você pode escolher apenas os que deseja consumir.

E o que não quiser, é só pedir gentilmente para retirar.

Bem, decidimos dispensar a manteiga e as azeitonas e ficamos com o pão e o queijo do Azeitão. Um belo start!

Azenhas do Mar_queijo

Embalados pelo som do oceano, e #sempressadealmoçar, de principal escolhemos uma cataplana de mariscos para duas pessoas.

O prato veio super bem servido e muuuito bem temperado. Devoramos!

Azenhas do Mar_caldeirada

Para o almoço ter sido perfeito, só faltou um vinho branco para acompanhar. Mas estávamos de carro, e dali seguimos rumo à Coimbra – então tivemos que ir de Coca Zero mesmo. 🙂

Ahhh, querem saber qual foi a melhor vista do almoço?

Essa aqui:

Azenhas do Mar_Vinicius

Lindão! <3

(Não comemos nenhuma sobremesa por lá, já que paralelamente estávamos fazendo um tour pelas confeitarias portuguesas).

Ah, aqui deixo um aviso: o Azenhas do Mar não é dos restaurantes mais baratos. Na realidade foi uma das refeições mais caras que fizemos em Portugal.

Mas acredito que um almoço por lá seja mais do que um simples almoço, é uma experiência gastronômica em um lugar quase mágico.

Azenhas do Mar_eu

E fica a dica: confira a previsão do tempo antes de pegar a estrada e tente ir em um dia de sol. 😉

Serviço:

Azenhas do Mar
Aberto todos os dias, das 12h às 22h.
Recomendável fazer reserva, o local é disputado no horário do almoço.

Para ler outros posts de Portugal, clique aqui.

Para acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.