Últimas, Comida, Destinos no exterior, Gastronomia, Portugal
Deixe um comentário

Portugal: onde comer bem em Sintra

Nosso tour gastronômico em Portugal já passou por Lisboa, por Aveiro e pelo Porto, e agora chegou a vez de falar da pequena vila de Sintra. 🙂

Sintra geralmente é visitada como um bate-volta saindo de Lisboa, pois ela fica a apenas 40 minutos da capital. A cidade é repleta de pontos turísticos de tirar o fôlego, como palácios coloridos, construções medievais e mansões luxuosas em meio à natureza. 😍

Como são tantas atrações que valem a visita, decidimos ficar uma noite por lá para aproveitar melhor a cidade.

E, entre um passeio e outro, claro que exploramos a culinária local. Veja quais são as minhas recomendações gastronômicas por lá:

Taverna dos Trovadores

Criado em 1990 como um bar de música ao vivo, a Taverna dos Trovadores passou a receber tantos elogios pelos seus petiscos que a clientela cresceu e o local se tornou um dos restaurantes mais famosos da cidade.

A casa serve pratos da gastronomia tradicional portuguesa, e foi a nossa primeira parada em Sintra, logo que chegamos de Lisboa (40 minutos de viagem dá uma foooome kkk).

Pedimos um Bacalhau Espiritual, receita que leva ingredientes como molho branco, cenoura ralada, cebola e pão dormido. (Falo mais dele aqui!) Esse prato é muito cremoso, é comida que conforta elevada a um nível máximo.

Sério, gente, tava bom demaaaaaaais!

Bacalhau Espiritual - Taverna dos Trovadores

Também comemos um arroz de pato incrível. Arroz bem soltinho, sabor muito marcante de linguiça e cheião de pato. Ô coisa boa!

Arroz de Pato  - Taverna dos Trovadores

Eu sou apaixonada por ovos nevados, e quando ouvi falar que as Farófias eram famosas na Taverna dos Trovadores, sabia que era isso que eu iria pedir de sobremesa.

Nas Farófias, as claras em neve que lembram nuvens fofinhas e o creme inglês super leve são polvilhados com canela. Fechou muito bem nosso almoço! 😋

73

Ah, e a “alma musical” continua presente no restaurante: a Taverna dos Trovadores conta com apresentações de música portuguesa todas as sextas e sábados, a partir das 23h.

Endereço: Praça Dom Fernando II, nº 18.

Apeadeiro

Eu confio muito em indicações de “locais”, então pedimos para a recepcionista da pousada nos sugerir um restaurante e ela, sem pestanejar, nos indicou o Apeadeiro.

O Apeadeiro, que tem mais de 40 anos de atividades, é o tipo de restaurante frequentado pelos portugueses mesmo. Logo que chegamos vimos a casa cheia, e os garçons falavam com alguns clientes como se já fossem íntimos.

Eu escolhi um rico de um Arroz de Tamboril que me abraçou! Cheio de coentro (amo!). 🤤

Apeadeiro_arroz de marisco2

O Vinícius pediu um prato estilo PF de coelho na brasa. O tempero dessa carne era fenomenal!

Apeadeiro_coelho

Preciso destacar o atendimento super atencioso do Apeadeiro contando uma história: quando eu terminei de comer, ainda sobrou um tantinho de arroz na panelinha. O garçom notou que eu tinha encerrado e veio retirar a panela da mesa, mas o Vini pediu pra ele deixar, porque logo que terminasse de comer o coelho, ia atacar o arroz (Vini sempre mata meus pratos inacabados).

Ouvindo isso, o garçom prontamente pegou a panelinha, e disse que ia levar para a cozinha para esquentar a sobra. Resultado: ele voltou com a panelinha quente e com um “chorinho” de arroz extra. Amei! ❤️❤️❤️

A conta do Apeadeiro veio junto com um mimo: um cálice de Vinho do Porto e um mini Travesseiro de Sintra (o doce típico local, que vou falar mais ali embaixo).

Comida boa, preço justo e atendimento incrível! Me conquistou demais!

Endereço: Av. Dr. Miguel Bombarda, nº 3.

Azenhas do Mar

A vilinha de Azenhas do Mar pertence na região de Colares, a 15 minutos do centro de Sintra e tem um visual arrebatador!

Azenhas do Mar - Sintra

O restaurante, que tem o mesmo nome da praia, fica de frente para o mar. Escolhemos uma caldeirada de mariscos para duas pessoas, que veio super bem servida e muito bem temperada.

Azenhas do Mar_Vinicius

Para ler o post sobre a experiência completa no Azenhas do Mar, clique aqui. 😉

Endereço: Azenhas do Mar, nº 2705-104 – Colares.

Piriquita

Vamos passar aos doces? Chegou a hora de falar da iguaria gastronômica mais conhecida da cidade: o popular Travesseiro de Sintra.

O Travesseiro é feito com uma massa folhada muuuuito leve, recheada com um creme de ovos e amêndoas. Sabe aquelas massas que quando você dá uma mordida elas quase que se dissolvem, de tão leves? Ele é bem assim.

O doce foi criado na confeitaria Piriquita, fundada em 1862. A casa já se tornou uma atração turística da cidade, imperdível!

42

Existem duas unidades na mesma rua, se uma estiver fechada é só subir mais um pouquinho que a outra provavelmente estará aberta.

Endereço: Rua das Padarias, nº 1/ Rua das Padarias, nº 18.

Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa

A Queijada é um doce produzido em diversas regiões de Portugal. Que as queijadas de Coimbra, Estremoz e Évora não me ouçam, mas a Queijada de Sintra é certamente a mais famosa de todas – principalmente a da Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa.

A Queijada de Sintra tem uma massinha surpreendentemente crocante. E, por dentro, uma massa de queijo, ovos, farinha e canela – essa especiaria, aliás, dá o tom no sabor.

40

Ah, e fica a dica: quando for à Fábrica das Verdadeiras Queijadas da Sapa, peça também um Pastel de Laranja. Eu garanto que não irá se arrepender!

41

Esse doce é molhadinho, tem um equilíbrio perfeito de açúcar e de todos os doces que eu experimentei nessa viagem, foi o que eu mais fiquei com vontade de repetir assim que terminei. Aiai, eu voltaria à Sintra só pra comer esse pastel de novo!

69

Endereço: Volta Duche, nº 12.

E aí, já conhece Sintra? Curtiu as dicas? Faltou algum lugar nessa lista? Comenta aqui em baixo! 😉

 

Se quiser ler os outros posts de Portugal, clique aqui.

Para acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

 

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.