Últimas, Comida, Destinos no exterior, Gastronomia, Portugal
Deixe um comentário

Portugal: as melhores sorveterias do Porto

Acho que não contei isso pra vocês ainda… mas eu sou apaixonada por sorvete! 😋😋😋

Acho até que sorvete é o único doce que eu posso comer infinitamente, sem enjoar. (Eu descobri isso quando tive que extrair um dente, a recomendação era a de tomar sorvete e eu devorei um pote de 2 litros em algumas horinhas).

Se em Lisboa eu fiz um tour de Pastéis de Nata e em Aveiro o roteiro era de Ovos Moles, no Porto eu decidi me aventurar nos “gelados” portugueses. (Aliás, eu acho muito bonitinho que os portugueses chamam sorvete de gelado. ❤️)

Fiquei apenas três dias no Porto e entre um restaurante e outro, aproveitei pra conhecer algumas das sorveterias mais famosas da cidade.

Bora ver como foi esse tour gelado? 🙂

Gelataria Sincelo

Aberta desde 1980, a Gelataria Sincelo é uma das sorveterias mais tradicionais do Porto. Há dois anos a casa foi totalmente renovada, mas continua no mesmo endereço desde a sua criação – o número 54 da Rua de Ceuta.

A sorveteria oferece mais de 50 sabores de sorvete, todos feitos de forma artesanal. Com um leque de opções tão grande, confesso que ficou difícil escolher.

Acabei optando pelo sabor Pastel de Nata, que me chamou muito a atenção e tinha um gostinho bem leve e delicioso, e pelo sensacional maçã verde, que me ganhou na hora das provinhas. Pedacinhos da fruta faziam o sabor ser ainda mais presente. Adorei!

138

Endereço: Rua de Ceuta, nº 54.

Cremosi

A Cremosi é referência em sorvetes artesanais no Porto. Feitos com produtos naturais e sem conservantes, a sorveteria rapidamente se tornou popular na cidade e já conta com seis unidades.

Por sugestão do atendente, experimentei um dos sabores mais populares da casa: cheesecake.

Eu não tenho palavras pra descrever a cremosidade desse sorvete. Excelente, lembra muito os gelatos italianos! Escolheram muito bem o nome da marca. 😋

137

Endereço: Rua de Mouzinho da Silveira, nº 342. (A Cremosi conta com outros cinco endereços no Porto e em Vila Nova de Gaia. Você pode ver a lista de lojas aqui.)

Gelataria Mo-Mo

A Mo-Mo é pequeninha, tem apenas 20 metros quadrados, mas produz lá mesmo, diariamente, cerca de 18 sabores de sorvete (a máquina fica à vista dos clientes, atrás da vitrine).

Já que estávamos na “Invicta” (apelido da cidade), decidimos provar o sabor de Vinho do Porto. O sabor da bebida era suuuuper presente. Confesso que eu não curti tanto, pra mim era um pouco forte demais, mas o Vini surtou de amores por ele.

Ah, a textura era maravilhosa. Morri de arrependimento de não ter pego uma bolinha de outro sabor pra mim.

136

Endereço: Campo dos Mártires da Pátria, nº 4050.

Santini

A Santini não é originalmente do Porto, ela foi fundada em Cascais, em 1949. A estética das lojas mantém a decoração dos anos 50, elas são lindas por dentro!

Os sorvetes da Santini também são 100% naturais, sem conservantes e, sempre que possível, feitos com produtos de origem nacional.

Eu não sou muito fã de sorvete de morango, mas o atendente me fez provar dizendo que era o favorito dos clientes, e eu simplesmente me apaixonei!

Também provei o de ovos moles (maravilhoso) e o de bolacha maria (achei o sabor tão curioso que tive que experimentar – e achei bem gostoso).

Mas fica a dica: NÃO DEIXEM de experimentar o sorvete de morango! 🤤

Santini

Endereço: Largo dos Lóios, nº 16-20.

Se você ama sorvete como eu e não está satisfeito com apenas essas quatro sugestões (e se eu tivesse mais tempo no Porto também não ficaria), vou te dar aqui mais algumas indicações de sorveterias que fiquei sabendo que são ótimas.

São essas: Gelados de Portugal, Gelataria PortuenseModìLa CopaNeveirosGelataria do PortoEggas e Doxa.

Quem aí vai fazer um tour mais completo que o meu? O desafio está lançado! 🙂 

 

Se quiser ler os outros posts de Portugal, clica aqui.

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.