“A comida sempre foi motivo de união: os encontros da vida, sejam com seus amigos de infância, com a família ou com o seu amor, se tornam mais especiais quando sabores são compartilhados. Não é à toa: a comida nos faz sentir o passado, o presente e o futuro. Ela tem o poder de resgatar momentos e pessoas, provoca nossa imaginação na hora de preparar uma receita e aguça a vontade de explorar novos mundos.”
Esse texto lindo estava escrito no convite que recebi para participar do workshop “Mão na Massa” – edição Massas e Molhos. O encontro aconteceu ontem (02/07), em Porto Alegre, e eu vou contar pra vocês como foi! 🙂
Mão na Massa
Mão na Massa é uma série de workshops gastronômicos realizados pela Redbiz. Os encontros promovem a troca de experiências, incentivam o networking e estimulam a criatividade.
Isso tudo acontece em um lugar incrível, o Studio EXS, que fica no andar superior da loja EXS Eletrodomésticos (Av. Berlim, nº 400 – bairro São Geraldo).
Mas, antes de começar o curso, a primeira surpresa da noite…
Fomos recepcionados por uma mesa de encher os olhos, oferecida pela Banca 43. Eu sou super fã dessas mesas de antepastos, mas nem ataquei muito porque estava focada nas massinhas que viriam em seguida!

Mão na Massa | Mesa de antepastos
Ah, o evento é all inclusive: espumantes Salton, cervejinhas Stela Artois, sucos de uva Aliança e Coca-Cola ficam liberadas durante toda a experiência. Oba! 🙂

Mão na Massa | Espumantes
Mão na Massa – edição Massas e Molhos
O workshop de Massas e Molhos apresenta técnicas para elaboração de massas frescas longas, massas frescas recheadas, molhos clássicos e recheios italianos. A ideia do Mão na Massa é que os participantes reproduzam em casa as receitas que aprenderem por lá.
Quem ministrou o workshop foi o chef Daniel Bonho, coordenador do curso de gastronomia da Feevale. Para auxiliá-lo na tarefa, ele convidou a Kalyne Reis, que está no último ano do curso. Dois queridos!

Mão na Massa | Daniel Boho e Kalyne Reis
A primeira parte da aula foi uma demonstração do preparo da massa. Nesse momento o Daniel começou uma receita do zero, explicando todos os passos nos mínimos detalhes.
Eu me apaixonei pela didática do Daniel, que demonstrou muito conhecimento sobre os ingredientes e técnicas. Adoraria ter mais aulas com ele!
Depois da massa pronta, é hora de colocar a MÃO NA MASSA! 🙂

Mão na Massa | Massas artesanais
Cada participante recebeu um pedaço de massa para fazer raviólis, tortéis ou cortar o talharim.

Mão na Massa | Eu e meus tortelinnis
Como contei nesse post que tenho um carinho muito especial por massa fresca, pois era algo que a minha avó costumava fazer pra mim. Então me emocionei algumas vezes enquanto ouvia o Daniel explicar a receita.
Existem comidas que mexem com a gente, né? Pratos que geram conexão, que contam histórias, que trazem lembranças. ❤️

Mão na Massa | Massa artesanal
Eu sou super fã de massa fresca porque ela representa a dedicação do tempo em nome de um trabalho artesanal, o prazer de ver ingredientes se transformando em algo novo, a magia da criação. Pra mim, essa é a essência da gastronomia. 🙂
Cozimento e finalização
Com as massas prontas para serem finalizadas, tudo voltou às mãos do talentoso Daniel. Depois de cozinhar na água fervente, elas foram integradas aos molhos e servidas para a turma.
Degustação
Conforme cada massa ficava pronta, ela era servida. Assim todos provaram os pratos quentinhos e recém preparados. Curti!
A primeira massa a ser servida foi o tortelinni de frango, ricota, espinafre, couve chinesa e chicória, com molho de manteiga e sálvia. Adorei esse recheio, alternativa bem mais saborosa do que o tradicional “ricota e espinafre”.

Mão na Massa | Tortelinni de frango com ricota
Depois experimentamos o tortéi de moranga e broa de milho com pesto de rúcula, tomate seco e avelãs. Uma delícia!

Mão na Massa | Tortéi de moranga
O simples perfeito: um talharim ao molho sugo maravilhoso! 😋

Mão na Massa | Talharim ao sugo
Ainda teve mais um molho, de cogumelos e gorgonzola, mas esse eu só provei e acabei não tirando foto (sorry!). Foi um dos favoritos da mesa! 🙂
…
Enfim, foi uma noite incrível em que fiz novos amigos, aprendi coisas novas e comi muito bem. Mega recomendo!
A agenda de eventos é divulgada no Insta da Redbiz. Acompanhe! 😉
* A participação no Mão na Massa foi feita à convite da Redbiz e da Banca 43.
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉
Muito obrigado Pela tua presença!Parabéns pelo texto.
Obrigada, querido. Adorei a experiência! 🤗