Últimas, Destinos no Brasil, Gastronomia, POA destaque, Porto Alegre
Comentários 2

Mão na Massa: o workshop mais gostoso de Porto Alegre

“A comida sempre foi motivo de união: os encontros da vida, sejam com seus amigos de infância, com a família ou com o seu amor, se tornam mais especiais quando sabores são compartilhados. Não é à toa: a comida nos faz sentir o passado, o presente e o futuro. Ela tem o poder de resgatar momentos e pessoas, provoca nossa imaginação na hora de preparar uma receita e aguça a vontade de explorar novos mundos.”

Esse texto lindo estava escrito no convite que recebi para participar do workshop “Mão na Massa” – edição Massas e Molhos. O encontro aconteceu ontem (02/07), em Porto Alegre, e eu vou contar pra vocês como foi! 🙂

Mão na Massa

Mão na Massa é uma série de workshops gastronômicos realizados pela Redbiz. Os encontros promovem a troca de experiências, incentivam o networking e estimulam a criatividade.

Isso tudo acontece em um lugar incrível, o Studio EXS, que fica no andar superior da loja EXS Eletrodomésticos (Av. Berlim, nº 400 – bairro São Geraldo).

Mas, antes de começar o curso, a primeira surpresa da noite…

Fomos recepcionados por uma mesa de encher os olhos, oferecida pela Banca 43. Eu sou super fã dessas mesas de antepastos, mas nem ataquei muito porque estava focada nas massinhas que viriam em seguida!

Banca 43

Mão na Massa | Mesa de antepastos

Ah, o evento é all inclusive: espumantes Salton, cervejinhas Stela Artois, sucos de uva Aliança e Coca-Cola ficam liberadas durante toda a experiência. Oba! 🙂

Salton

Mão na Massa | Espumantes

Mão na Massa – edição Massas e Molhos

O workshop de Massas e Molhos apresenta técnicas para elaboração de massas frescas longas, massas frescas recheadas, molhos clássicos e recheios italianos. A ideia do Mão na Massa é que os participantes reproduzam em casa as receitas que aprenderem por lá.

Quem ministrou o workshop foi o chef Daniel Bonho, coordenador do curso de gastronomia da Feevale. Para auxiliá-lo na tarefa, ele convidou a Kalyne Reis, que está no último ano do curso. Dois queridos!

Professor

Mão na Massa | Daniel Boho e Kalyne Reis

A primeira parte da aula foi uma demonstração do preparo da massa. Nesse momento o Daniel começou uma receita do zero, explicando todos os passos nos mínimos detalhes.

Eu me apaixonei pela didática do Daniel, que demonstrou muito conhecimento sobre os ingredientes e técnicas. Adoraria ter mais aulas com ele!

Depois da massa pronta, é hora de colocar a MÃO NA MASSA! 🙂

Massas

Mão na Massa | Massas artesanais

Cada participante recebeu um pedaço de massa para fazer raviólis, tortéis ou cortar o talharim.

Fechando massa recheada

Mão na Massa | Eu e meus tortelinnis

Como contei nesse post que tenho um carinho muito especial por massa fresca, pois era algo que a minha avó costumava fazer pra mim. Então me emocionei algumas vezes enquanto ouvia o Daniel explicar a receita.

Existem comidas que mexem com a gente, né? Pratos que geram conexão, que contam histórias, que trazem lembranças. ❤️

Talharim

Mão na Massa | Massa artesanal

Eu sou super fã de massa fresca porque ela representa a dedicação do tempo em nome de um trabalho artesanal, o prazer de ver ingredientes se transformando em algo novo, a magia da criação. Pra mim, essa é a essência da gastronomia. 🙂

Cozimento e finalização

Com as massas prontas para serem finalizadas, tudo voltou às mãos do talentoso Daniel. Depois de cozinhar na água fervente, elas foram integradas aos molhos e servidas para a turma. 

Degustação

Conforme cada massa ficava pronta, ela era servida. Assim todos provaram os pratos quentinhos e recém preparados. Curti!

A primeira massa a ser servida foi o tortelinni de frango, ricota, espinafre, couve chinesa e chicória, com molho de manteiga e sálvia. Adorei esse recheio, alternativa bem mais saborosa do que o tradicional “ricota e espinafre”.

Tortelli

Mão na Massa | Tortelinni de frango com ricota

Depois experimentamos o tortéi de moranga e broa de milho com pesto de rúcula, tomate seco e avelãs. Uma delícia!

Tortei

Mão na Massa | Tortéi de moranga

O simples perfeito: um talharim ao molho sugo maravilhoso! 😋

Talharim ao sugo

Mão na Massa | Talharim ao sugo

Ainda teve mais um molho, de cogumelos e gorgonzola, mas esse eu só provei e acabei não tirando foto (sorry!). Foi um dos favoritos da mesa! 🙂

Enfim, foi uma noite incrível em que fiz novos amigos, aprendi coisas novas e comi muito bem. Mega recomendo!

A agenda de eventos é divulgada no Insta da Redbiz. Acompanhe! 😉

 

* A participação no Mão na Massa foi feita à convite da Redbiz e da Banca 43.

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

2 comentários

  1. José Albuquerque diz

    Muito obrigado Pela tua presença!Parabéns pelo texto.

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.