Últimas, Canela, Comida, Destinos no Brasil, Gastronomia, Gramado&Canela
Deixe um comentário

Donnadina, o novo empreendimento do “homem pizza” de Canela

Elaborada por meio da fermentação lenta, a pizza napoletana é uma receita que demanda tempo. São horas (ou dias) até que a massa se dilate até chegar no tamanho certo pra ser finalizada.

A trajetória de alguns empreendedores se assemelha à esse processo. É preciso passar por diversas etapas de crescimento e maturação até ganhar um espaço no mercado.

Nesse post vou mostrar pra vocês a nova pizzaria de Canela, a Donnadina. Mas, antes disso, vou contar a história do jovem empresário por trás do negócio, Peterson Secco, responsável por renovar o cenário gastronômico da cidade com as suas pizzas.

O “homem pizza” de Canela

Há oito anos, o então adolescente Peterson Secco ocupava os fundos de uma garagem em Canela e, sozinho, fazia e entregava pizzas pela cidade. Com a ajuda da família e de amigos foi conquistando o paladar dos moradores e logo abriu sua primeira pizzaria.

Peterson Secco

Peterson Secco | Foto: divulgação

Em 2011 nasceu a The Petit – um rodízio de pizzas que tinha um diferencial inédito na região: servir fatias durante a madrugada. (Apesar do movimento turístico da cidade, são poucas as opções para essa hora da noite.)

Assim, ocupou um lugar de destaque no segmento e na gastronomia de Canela. Hoje a marca já tem três franquias em cidades vizinhas no formato delivery.

The Petit

The Petit – Endereço: Avenida Osvaldo Aranha, nº 435 | Foto: divulgação

Em 2018, Secco abriu seu segundo negócio: a Abbiamo Fatto Pizza Napoletana, primeira pizzaria ao estilo napoletano da região. Seguindo fielmente o passo a passo para a produção das pizzas conforme aquelas feitas em Nápoles, o empreendimento recebeu em maio deste ano a chancela oficial da AVPN – Associazione Verace Pizza Napoletana e entrou para a seleta lista de 11 pizzarias do Brasil a fazerem uma verdadeira pizza napoletana. Bacana, né? 🙂

Abbiamo Fatto

Abbiamo Fatto – Endereço: Avenida José Luiz Correa Pinto, nº 299 | Foto: divulgação

Com o sucesso da Abbiamo e da pizza napoletana na região, era o momento de Secco expandir ainda mais seus negócios.

E então, chegou a Donnadina. 🙂

Donnadina

Recém inaugurada, Donnadina é o novo endereço da pizza napoletana na Serra Gaúcha. Ao lado da Catedral de Pedra, o mais emblemático ponto turístico de Canela, o empreendimento se diferencia pelo sistema de atendimento ‘auto service’. O cliente tem a liberdade de pegar sua bebida direto do freezer, pedir a pizza, e ao final da experiência gastronômica informa o que consumiu para gerar a comanda de pagamento.

O nome da pizzaria tem uma história especial: homenageia a avó de Peterson, Dina, que auxiliou a empreender ainda nos fundos de sua casa. Muito fofo! ❤️

Donnadina

O cardápio conta com dez pizzas salgadas, feitas com ingredientes selecionados e servidas em porções individuais. Também existem duas opções doces: o calzone de nozes e chocolate branco e o Portafoglio di Fragola  – pizza dobrada de morango e chocolate preto.

Eu estava com a Gabi (do insta A Gabi Pelo Mundo) e o seu marido, então pedimos três sabores para experimentar.

Começamos com a 4 staggioni, com molho de tomate, burrata, gouda, grana padano e mozarela de búfala. A combinação de queijos estava maravilhosa, foi a favorita de todos! 🤤

Quatro queijos

Em seguida veio a Calabresi (molho de tomate, calabresa e mozarela de búfala). Confesso que eu não sou muito fã de pizza calabresa, mas essa massa é tão leve e gostosa que comi um pedaço! 🙂

Calabresa

E, por fim, chegou essa lindeza! A Gabela é composta  de molho de tomate, burrata, pesto de manjericão, presunto parma e castanha de caju.

Eu poderia enquadrar a foto dessa pizza! 😍

Parma G

O negócio funciona ainda como um pequeno mercado italiano, onde é possível levar para casa alguns dos ingredientes originais da pizza, como farinha italiana, mozarela de búfala e molho de tomate.

Prateleiras

Adoro ver essa modernização da Serra Gaúcha com muitos empreendimentos novos abrindo e diversas opções gastronômicas aos turistas.

Vida longa à Donnadina! 🙂

Endereço: Casa Auxiliadora (Praça Matriz, nº40 – Canela).
Funcionamento: diariamente, das 11h às 23h.

E a massa segue fermentando!

O próximo passo de Secco é a abertura de uma nova casa na Estação Campos de Canella, empreendimento recém inaugurado que revitalizou a antiga estação férrea da cidade. Com previsão de abertura para dezembro, a “Fra Noi” irá oferecer, além de pizzas, opções de massas e pães no cardápio.

 

* O jantar na Donnadina foi feito a convite da Pauta Assessoria.

 

Se quiser ler mais posts de Canela, clique aqui. 😉

Para acompanhar minhas viagens e experiências gastronômicas em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.