Últimas, Comida, Destinos no exterior, Gastronomia, Portugal
Deixe um comentário

Rei dos Leitões: o melhor lugar para comer o Leitão à Bairrada

Esse post é para salientar que a culinária de Portugal vai muito além de bacalhau e de doces de ovos. Conheça agora o Leitão à Bairrada, eleito uma das 7 Maravilhas da Gastronomia Portuguesa. 😋

Leitão à Bairrada

Iguaria típica da cidade de Mealhada, o Leitão à Bairrada segue todo um ritual de preparo, que inicia desde a criação dos leitões, a escolha da raça, a forma de abatimento e até a maneira de empratar.

O resultado é uma carne tenra, que se desmancha, sob a pele dourada, brilhosa e estaladiça.

Atualmente, são servidos cerca de três mil leitões diariamente na região – o prato realmente virou uma atração turística do país. Então claro que fizemos um pit stop por lá em nosso trajeto rumo ao Porto.

Rei dos Leitões

A Mealhada conta com diversos restaurantes que preparam o prato, mas um deles me chamou mais a atenção.

Eu descobri o Rei dos Leitões no Porta Afora, canal de viagem do apresentador Fábio Porchat e da jornalista Rosana Hermann no YouTube. Eles falaram tão bem do restaurante no programa sobre Portugal que eu babei assistindo e anotei a dica para quando eu fosse pra lá.

Felizmente demorou apenas um ano para eu matar essa vontade! 🙂

Aberto em 1947, o Rei dos Leitões é o segundo restaurante mais antigo do país especializado no Leitão à Bairrada, e está na mesma família há três gerações.

61

Por dentro do restaurante, a decoração fica por conta dos diversos porquinhos dispostos nas prateleiras.

56

O almoço no Rei dos Leitões

Bem, antes de ir ao leitão propriamente dito, pedimos duas entradinhas para “abrir os trabalhos” – uma empada e um rissole, ambos recheados de porco.

Os dois estavam muito gostosos, os recheios eram bem molhadinhos. Mas, se eu tivesse que escolher um só para repetir, seria a empada. A massa estava bem novinha e crocante, contrastou mais com o recheio cremoso.

E então, o leitão!

O Leitão à Bairrada é assado a 300ºC por cerca de 2 horas em forno à lenha, levando borrifadas de vinho branco de tempos em tempos.

A carne é empratada com a pele sempre virada para cima, sem nunca soprepor os pedaços, para manter a textura crocante, e para que o sabor do interior do leitão seja distinto do da parte de fora.

Gente… isso é bom demaaaaais!

53

Acompanhando o leitão, vieram salada, laranjas e batata chips.

54

E, ainda, o toque especial que fez toda a diferença: um saboroso molho que lembrava um vinagrete, com forte sabor de alho. Adorei!

55

Ah, caso você esteja com alguém que não goste tanto de carne de porco, não precisa se preocupar. Além do prato que é o carro-chefe da casa, existem outras opções no cardápio, como frutos do mar e filés.

A Adega do Rei

Algo que merece um destaque especial é a excelente carta de vinhos do local, que é enorme. Logo ao lado da entrada do restaurante fica a Adega do Rei, onde parte dos vinhos da casa ficam armazenados.

59

Pedimos para conhecer o local por dentro e fomos surpreendidos por uma grande variedade de vinhos e também pelas roupas de confrarias de enólogos.

60

Enfim, se você estiver de carro entre Lisboa e Porto, vale a pena dar uma paradinha na Mealhada para experimentar um dos grandes ícones da gastronomia portuguesa.

 

Serviço:

A Mealhada fica a cerca de 220 km de Lisboa e a 22 km de Coimbra.

Rei dos Leitões – Endereço: Avenida Restauração, Nº 17 – Mealhada.

O Leitão à Bairrada custou 38 €, para duas pessoas. Cada salgado custou 1,70 €.

Para ler os outros posts de Portugal, clique aqui. 🙂

 

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.