Considerada a “Veneza Portuguesa”, Aveiro é uma cidade pequena e fácil de ser explorada. Infelizmente não chegamos a conhecer as Salinas, não experimentamos os famosos pratos de frutos do mar e nem passeamos nas gôndolas. O nosso tour na cidade foi mais específico…
Aveiro entrou em nosso roteiro simplesmente porque a gente precisava provar os Ovos Moles de Aveiro “in loco”. O doce foi primeiro produto nacional de confeitaria a obter a distinção “Indicação Geográfica Protegida”.
Os Ovos Moles de Aveiro
Os Ovos Moles de Aveiro foram criados no século XVI, no Convento de Jesus de Aveiro. Essa iguaria compõe a grande tradição portuguesa de doces conventuais, receitas originadas em conventos e mosteiros do país.
Os Ovos Moles são feitos com a mesma massa da hóstia, por influência conventual, que é moldada em formas que remetem ao mar e à tradição piscatória de Aveiro, como peixinhos e conchas. E, por dentro, um maravilhoso doce de ovos moles.
Os Ovos Moles de Aveiro foram até citados no livro Os Maias, de 1888. O autor Eça de Queiroz escreveu: “São seis barrilinhos de ovos moles de Aveiro. É um doce muito célebre, mesmo lá fora. Só o de Aveiro é que tem chic”.
Apesar da simplicidade da receita, comemos em três lugares e em cada um deles o sabor ou textura era diferente. Por isso recomendo que, se você estiver em Aveiro, faça uma “coleta de conchinhas” pelas confeitarias. Garanto que vai se surpreender! (Ah, o valor de cada doce fica por volta de 1 €.)
Vou contar aqui as nossas experiências! 😉
Confeitaria Peixinho
O primeiro lugar em que comemos foi na famosa Confeitaria Peixinho, casa que há mais tempo comercializa Ovos Moles na cidade – desde 1856. A loja é um charme, toda coloridinha – lembra muito as lojas de sardinhas de Lisboa.
O doce da Peixinho tinha a consistência mais firmezinha, e o recheio tinha um sabor que lembrava muito a parte de cima do quindim. Amei demaaais!
Endereço: Rua de Coimbra, nº 9.
Pastelaria Rossio
A nossa segunda parada foi na Rossio, pastelaria indicada pra gente pela Bruna, que encontramos em Coimbra nesse jantar.
O doce da Rossio foi, sem dúvidas, o mais surpreendente! Isso porque, quando dei a primeira mordida, ele simplesmente explodiu! kkk
O recheio era muuuito mais molhadinho e tinha o sabor mais clássico de um doce de ovos. Mega recomendo! 😋😋😋
Endereço: Rua João Mendonça, nº 16.
Oficina do Doce
A Oficina do Doce foi indicada por uma seguidora do Instagram (já me segue por lá?). Ela mora em Aveiro e me contou que essa é outra casa super clássica na cidade.
Uma coisa bacana da Oficina do Doce é que lá eles promovem workshops pra ensinar a fazer os Ovos Moles. Infelizmente eu não fiquei sabendo disso a tempo de participar de um, mas com certeza farei quando eu voltar à cidade.
Ah, e as conchinhas estavam uma delícia lá também! Uniu a consistência da Peixinho, mais firme, com o sabor mais clássico da Rossio.
E fica a dica: os Ovos Moles de Aveiro duram até 15 dias. Se quiser comprar alguns pra levar pra casa, a Oficina do Doce oferece o doce em caixinhas. 😉
Endereço: Rua João Mendonça, nº 23.
Acredito que esses três lugares representam muito bem os deliciosos Ovos Moles de Aveiro. Ficamos só neles porque afinal a gente precisava guardar espaço no estômago para todos os outros doces que devoramos em Portugal. 🙂
Mas se você quiser ir mais longe no tour de Ovos Moles, tenho outras duas indicações de lugares que são bem famosos por lá: a Casa Maria da Apresentação da Cruz e o Café A Barrica.
Em Lisboa: Casa dos Ovos Moles
E se estiver em Lisboa e o seu roteiro não incluir Aveiro, você pode ir até a Casa dos Ovos Moles e matar o desejo de comer essas delicinhas. A loja tem doces de diversas regiões de Portugal, vale a pena conhecer. 😋
…
Aiai, mal voltei de lá e já tô morrendo de vontade de ir de novo pra Portugal! ❤️
Se quiser ler os outros posts desse país incrível, clica aqui. 😉
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉