Em minha última viagem à Canela eu fiquei hospedada do ladinho do Terra Mágica Florybal e então aproveitei para conhecer o parque.
Eu achava que o Terra Mágica era predominantemente voltado ao chocolate, mas essa é só uma parte dele. São diversas áreas temáticas diferentes, eu me surpreendi com o tamanho e estrutura do local.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
As atrações são voltadas principalmente ao público infantil, mas nesse tipo de lugar eu volto a ser criança e super me divirto.
Ah, leia o post até o fim, ok? Ele encerra com uma história super bacana! ❤️
Terra Mágica Florybal
Quem recebe os visitantes no parque é o Gigante Semeador. O anfitrião carrega nos braços a própria Terra Mágica Florybal.
Logo na entrada do parque, passamos em frente a uma pequena fábrica de chocolates. Pela janela, podemos acompanhar a produção dessas belezinhas aí de baixo!
Paradinha estratégica pra foto clássica, dentro do caldeirão de chocolates. 🙂
Mina dos Duendes
A primeira atração é a Mina dos Duendes – uma grande caverna onde réplicas de duendes realizam o trabalho de mineiros de chocolate.
No fundo da mina, uma cascata de chocolate! 😋
Castelo Medieval
Na saída da mina, encontra-se o Castelo Medieval. Dentro dele, um restaurante, teatro infantil, loja de chocolates e souvenirs e um playground.
Ali perto, ficam outras atrações inclusas no ingresso.
Simulador de montanha-russa
Teatro de bonecos
Floresta Mágica
Uma das coisas que mais gostei no Terra Mágica Floribal foi que esse é um parque construído em meio à natureza.
Na trilha da Floresta Mágica, que tem aproximadamente 2,5 km, os visitantes seguem um percurso que mescla a mata nativa da região com esculturas de animais e personagens que simbolizam a preservação do ambiente.
E olha que bacana: todas essas esculturas são feitas pela própria Florybal. A empresa montou um ateliê especialmente pra isso.
Eu adorei esse pórtico de gorila!
Esse é o Guardião da Floresta, personagem que simboliza proteção à natureza. A escultura de 11 metros de altura tem junto a si um mirante, onde os visitantes podem subir para apreciar a vista da vegetação.
Caminho dos Mistérios
Em seguida, chegamos no Caminho dos Mistérios. Nesse momento, as figuras de animais são substituídas por demônios e criaturas assustadoras.
Lá encontra-se a Casa do Drácula, local onde os visitantes entram pra tirar fotos como essa aí do meu marido. kkk
Território dos dinossauros
Lembra que eu falei que as trilhas eram cercadas de natureza? Olha só que linda que é a entrada do Território dos Dinossauros – uma das áreas mais legais do parque!
São diversas réplicas de dinos, com explicações sobre suas espécies e existência na terra. Alguns deles se movem e emitem sons.
E tem cada lugar legal pra tirar foto…
Nessa área do parque, os visitantes podem embarcar no Dino Móvel, um ônibus que percorre o trajeto de uma ponta a outra. Olha que bonito que ele é!
Lago das Deusas
O Terra Mágica é cheio de lugares escondidos. Em certo momento pegamos uma trilha e fomos parar no Lago das Deusas – local dedicado à saudação e reverência de diversas crenças e religiões.
Eu poderia ficar ali algumas horas só curtindo a paz e o barulhinho da água.
Mini Fazenda de Cacau
Em outra área do parque, a Mini Fazenda de Cacau retrata o cultivo do fruto e resgata a história do chocolate.
Outras atrações
Além das áreas temáticas, o parque conta com diversas atrações que são pagas à parte.
Velociraptor – esse é um dos brinquedos mais divertidos, em que o carrinho é içado à ponta de um trilho em formato de arco, e então desce com a força de seu próprio peso.
Cinema 7D – cinema 3D com “dimensões extras”: as cadeiras se movem e rola até chuva, vento e neve.
Voo do Pterodáctilo – teleférico que passa pela área dos dinossauros.
Carro-choque – esse dispensa comentários, faz parte da infância de todo mundo! 🙂
Valdir Cardoso: o idealizador do parque
Quando eu estava andando pelo parque, notei que um homem pegou uma folha que estava “sujando” a trilha e jogou ela na área verde. Aquela cena me deu um “estalo”! Nenhum visitante se importaria com uma folha, e dificilmente um funcionário teria esse cuidado. Isso era coisa de dono da casa.
Fui direto nele e perguntei: você é o Valdir, né? Bingo! 🙂
E então ele me contou a história daquilo tudo que eu tinha acabado de ver…
Nascido em uma família humilde, Valdir começou a trabalhar na roça aos 5 anos de idade, e aos 11 anos teve que parar de estudar após concluir a 4ª série.
Com 13 anos, passou a trabalhar para ajudar no sustento da casa, atuando em diversas atividades. Aos 17, ingressou na construção civil, trabalhando em obras por 10 anos.
Mas ele tinha um sonho, e ele sabia que podia mais…
Em 1991, ao lado da esposa Janete, Valdir iniciou as atividades da Florybal em Gramado, numa área de 21m², com apenas 100 kg de matéria-prima. No início, o casal vendia os chocolates de porta em porta. Com o tempo, a fábrica foi crescendo e se destacou na produção de chocolates serranos.
Atualmente, a Florybal conta com mais de 10 lojas na serra gaúcha e tem planos de expansão para outras cidades. Todas as lojas contam com personagens gigantes coloridos, que passaram a chamar cada vez mais a atenção. “Quando percebemos que as lojas agradavam, surgiu a ideia do parque temático”, destacou.
E em 2011, nasceu a Terra Mágica Florybal.
É tão legal quando um sonho se torna realidade, né? Achei a história do Valdir muito inspiradora! 🙂
Serviço:
Ingressos: R$ 70,00 para adultos; R$ 35,00 para idosos, estudantes com carteirinha e crianças de 4 a 12 anos. Crianças até 4 anos não pagam.
Funcionamento: aberto todos os dias, das 9h as 17h30.
Transporte: se você estiver hospedado em Gramado ou Canela, o parque oferece transporte gratuito. Para solicitar é só ligar no dia da visita com até 20 minutos de antecedência para o telefone (54) 3905-3600.
Mais informações no site do parque.
* A visita no Terra Mágica Floribal foi feita a convite do parque.
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉