Comida, Destinos no Brasil, Gastronomia, POA destaque, Porto Alegre
Deixe um comentário

O novo Menu Sazonal do Koh Pee Pee

No início da semana estive no Koh Pee Pee, restaurante super tradicional de culinária tailandesa em Porto Alegre, para conhecer o seu novo Menu Sazonal. Vem ver como foi! 😉

Koh Pee Pee: excelência tailandesa em Porto Alegre

O Koh Pee Pee é reconhecido pela qualidade e fidelidade de sua culinária, e já recebeu diversos prêmios e certificados de excelência, como “The Pride Of Thailand” do National Food Institute, principal entidade do setor gastronômico da Tailândia. A certificação reconhece o local como fiel representante da autêntica culinária tailandesa.

O restaurante, que já é quase uma atração turística de Porto Alegre, tem capacidade para receber 120 pessoas. Seu nome vem de uma das mais belas ilhas da Tailândia – Phi Phi, localizada no Oceano Indico.

O visual surpreende desde a entrada, que tem uma iluminação baixa, em tons de amarelo.

Koh Pee Pee - entrada

Restaurante Koh Pee Pee

A arquitetura e os elementos culturais originários da Tailândia presentes na decoração deixam o cenário ainda mais interessante.

Koh Pee Pee - salão

Koh Pee Pee | Ambiente interno

Koh Pee Pee - decoração

Koh Pee Pee | Decoração tailandesa

O Menu Sazonal

A cozinha do Koh Pee Pee é comandada pela chef Zelda Dal’Molin, e é ela a responsável pela criação dos cardápios sazonais. A cada temporada, Zelda elabora pratos inspirados nas novidades da cozinha tailandesa, utilizando novos ingredientes e modos de preparo.

O resultado é um restaurante em constante movimento, que não se acomoda nos pratos tradicionais (que, aliás, são muito bem executados!). Segundo Zelda, “o novo cardápio foi um olhar profundo sobre ingredientes, pratos autênticos, texturas e sabores. A essência que existe em tudo para os tailandeses”.

Bora conhecer as novidades do menu que entrou em funcionamento essa semana?

Drinks

Para “abrir os trabalhos”, experimentamos os dois drinks do cardápio.

O da esquerda é o Sawarot (rum, suco de maracujá, açúcar de palmeira, limão siciliano, licor de amaretto, servido com pau de canela) – o favorito da mesa! Sabor muito surpreendente, inusitado, maravilhoso!

O da direita é o Thai Taeg Mo (rum, polpa de melancia, gengibre, manjericão doce e limão taiti, servido com lasca de melancia). Saboroso mas, para o meu gosto, um pouco forte demais no rum.

Olha que bacana: alguns ingredientes utilizados no restaurante, como o manjericão doce do drink Thai Taeg Mo, são difíceis de encontrar por aqui. Então a chef Zelda trouxe sementes da Tailândia, que são cultivadas por agricultores locais de Eldorado do Sul, através da agricultura biodinâmica, gerando os insumos necessários para as receitas.

Entradas

Kapalmp – Plan Taohu

Folhas de acelga recheadas de camarão, frango, inhame, aipo, gengibre, shoyu e açúcar de palmeira – acompanhados de molho de abacaxi da casa.

Esse foi um dos pratos favoritos da mesa inteira. Maravilhoso! O molho de abacaxi foi memorável!

Kapalmp - Plan Taohu

Koh Pee Pee | Kapalmp

Goon Pan Ooi

Bolinhos de camarão, porco, alho e coentro servidos em talo de capim limão – acompanhados de molho de pimenta da casa.

Goon Pan Ooi

Koh Pee Pee | Goon Pan Ooi

A louca por pimenta aqui amou esse molho! E o detalhe de capim limão tá lindo demais!

Principais

Plaa Rad Makam Prik Gluay Khing Dong

Truta no vapor marinada em tamarindo e molho suave de pimenta com banana da terra em duas texturas, brunoise de cenoura, gengibre, pimentões e tomate cereja. Servido com arroz jasmin e vermelho.

Notaram o tamanho do nome do prato? Perguntei pra Zelda o porquê dos nomes tão grandes e ela me contou! Olha só:

“A escrita de alguns é uma mistura do nome do ingrediente (e este às vezes é composto) com seu modo de preparo, resultando quase numa frase. Ao falar, o grau de proximidade/afinidade com a pessoa, muda a entonação das palavras e sílabas, dando um significado totalmente diferente.” Bacana, né?

4

Koh Pee Pee | Plaa Rad Makam Prik Gluay Khing Dong

Eu achei uma graça a disposição das bananas sobre o peixe, lembrando escamas. Fofo, né?

Mee Sa – Pam

Macarrão com lagostin, filé, frango ou porco (o prato abaixo é com filé!), couve Kale (ingrediente utilizado pela primeira vez no restaurante), açúcar de palmeira e folhas frescas de coentro.

Esse é o prato que a chef Zelda recomenda: “pela sua leveza e autenticidade, uma especialidade da região de Phuket”.

6

Koh Pee Pee | Mee Sa – Pam

Eu adoro massa fininha assim, e essa tava sensacional! 😋

Hoi Pad Nam Prjk Pow

Mexilões ao molho de red curry, leite de coco, molho de peixe, tomates cereja, açúcar de palmeira e folhas frescas de coentro. Servido com arroz jasmin e vermelho.

Hoi Pad Nam Prjk Pow

Koh Pee Pee | Hoi Pad Nam Prjk Pow

A principal característica da culinária tailandesa está na fusão harmoniosa dos condimentos, da pimenta, das ervas aromáticas e dos ingredientes frescos, que ressaltam ora o suave sabor adocicado, ora o sabor picante. Esse prato, pra mim, é a definição disso tudo. Melhor mexilhão da vida!

Sobremesa

Maya Bay

Lâmina de chocolate ruby, mousse de lichia e gelatina de espumante cobertos por pétalas de mini rosas comestíveis e ganache de chocolate. Esse foi o prato que mais me encantou!

Primeiro porque eu amo lichia (plantamos uma árvore da fruta lá em casa e estamos aguardando ansiosamente a primeira safra 🙏🏼).
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Segundo, porque a geleia de espumante deu um visual de transparência à apresentação, onde as pétalas de rosa pareciam flutuar.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
E, por fim, pela utilização do ruby, chocolate naturalmente rosa que é super tendência! Adorei!

8

Koh Pee Pee | Maya Bay

E, pra encerrar a noite, chá de jasmin! Olha a fofura desse copinho! Não dá pra ver na foto, mas ele é muito micro! Mais uma delicadeza do Koh Pee Pee!

chá de jasmin

Koh Pee Pee | Chá de jasmin

Jantar no Koh Pee Pee é uma viagem gastronômica e cultural sem sair da cidade. É um restaurante que eu adoro e que mega recomendo! Fiquei muito feliz com esse convite e já quero voltar lá pra levar o maridão ex-confeiteiro pra experimentar essa mousse! 🙂

 

Serviço:

Endereço: Rua Schiller, 83 – Moinhos de Vento – Tel.: (51) 3333.5150
Funcionamento: De segunda a quinta, das 19h às 23h30min; sexta e sábado, das 19h à 0h.

 

* O jantar no restaurante Koh Pee Pee foi feito a convite da Dixon Comunicação.

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.