Dicas de viagem
Comentários 2

Como tirar o passaporte

Esses dias uma amiga veio me perguntar como se tirava o passaporte. Achava que isso era uma coisa meio basicona, mas tenho visto essa dúvida aparecer bastante por aí.

Então vou explicar aqui que tirar o passaporte é a coisa mais facinha do mundo, vem ver!

1

Passo 1: reunir “a documentação necessária”

Quando você lê o título já começa a ficar com um medinho, parece que vai ter que mandar fazer cópias autenticadas ou procurar documentos perdidos de sua tataravó, mas calma: você só precisa de um documento de identidade (que pode ser RG, identidade funcional, carteira de habilitação ou de trabalho). O passaporte anterior também é válido.

Ah, se você mudou de nome, leve também sua certidão de casamento ou averbação de divórcio.

Ah, você tem que estar em dia com sua situação eleitoral (mas não é necessário levar nenhum documento provando isso).

Simplão, né?

2

Passo 2: preencher a solicitação no site da PF

No site da Polícia Federal, você clica em “requerer passaporte“, e depois em “emissão de passaporte”. Vai abrir esse formulário:

passaporte

O formulário é muuuuito simples, pede dados básicos de identificação, endereço e profissão. Depois de preenchido, o site gera uma guia de pagamento.

Passo 3: pagar a guia e agendar o atendimento

O passaporte brasileiro custa R$ 257,25 (abril/2019). Depois de pagar a taxa de emissão, você pode agendar o atendimento nesse link (o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária).

Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa, você pode agendar todos de uma só vez.

Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles.

3

Passo 4: Compareça ao posto da Polícia Federal

Na data agendada, compareça ao posto da PF com a sua documentação e a guia de pagamento.

Não é necessário levar foto, ela é feita na hora do atendimento (então lembre-se de ir DIGNO kkkk). A exceção é para crianças com menos de 3 anos: nesse caso é preciso levar uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.

O atendimento é super rápido! Os funcionários coletam suas impressões digitais e tiram a sua foto – 15 minutinhos e tá resolvido. Em cerca de seis dias úteis, você pode voltar lá pra buscar.

passaporte foto

Passo 5: retire seu passaporte, e comece a organizar a viagem!

O passaporte ficou pronto? Compareça então ao posto, com um documento de identidade original e faça a retirada! A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os passos acima.

Passaporte na mão? Hora de começar a organizar a sua viagem!

Bon voyage! 🙂

Aeroporto

Se ficou com alguma dúvida, acesse o site da Polícia Federal. 😉

 

DICA EXTRA: Você tem uma viagem marcada mas não conseguiu agendar o atendimento na PF com antecedência suficiente? Calma! Depois de pagar a guia, compareça bem cedo (tipo 7h) na PF e explique a situação. Eles encaixam você no mesmo dia!

Já aconteceu comigo e indiquei essa “manobra” pra várias pessoas desesperadas – e sempre funciona! 😉

 

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

2 comentários

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.