Esses dias uma amiga veio me perguntar como se tirava o passaporte. Achava que isso era uma coisa meio basicona, mas tenho visto essa dúvida aparecer bastante por aí.
Então vou explicar aqui que tirar o passaporte é a coisa mais facinha do mundo, vem ver!
Passo 1: reunir “a documentação necessária”
Quando você lê o título já começa a ficar com um medinho, parece que vai ter que mandar fazer cópias autenticadas ou procurar documentos perdidos de sua tataravó, mas calma: você só precisa de um documento de identidade (que pode ser RG, identidade funcional, carteira de habilitação ou de trabalho). O passaporte anterior também é válido.
Ah, se você mudou de nome, leve também sua certidão de casamento ou averbação de divórcio.
Ah, você tem que estar em dia com sua situação eleitoral (mas não é necessário levar nenhum documento provando isso).
Simplão, né?
Passo 2: preencher a solicitação no site da PF
No site da Polícia Federal, você clica em “requerer passaporte“, e depois em “emissão de passaporte”. Vai abrir esse formulário:
O formulário é muuuuito simples, pede dados básicos de identificação, endereço e profissão. Depois de preenchido, o site gera uma guia de pagamento.
Passo 3: pagar a guia e agendar o atendimento
O passaporte brasileiro custa R$ 257,25 (abril/2019). Depois de pagar a taxa de emissão, você pode agendar o atendimento nesse link (o sistema libera o acesso no dia seguinte ao pagamento, quando é feita a compensação bancária).
Caso esteja solicitando para mais de uma pessoa, você pode agendar todos de uma só vez.
Após ingressar com o CPF, número de protocolo e data de nascimento, o sistema indicará as cidades e postos disponíveis, bem como os dias e horários livres em cada um deles.
Passo 4: Compareça ao posto da Polícia Federal
Na data agendada, compareça ao posto da PF com a sua documentação e a guia de pagamento.
Não é necessário levar foto, ela é feita na hora do atendimento (então lembre-se de ir DIGNO kkkk). A exceção é para crianças com menos de 3 anos: nesse caso é preciso levar uma fotografia facial no tamanho 5×7, recente, colorida e com fundo branco.
O atendimento é super rápido! Os funcionários coletam suas impressões digitais e tiram a sua foto – 15 minutinhos e tá resolvido. Em cerca de seis dias úteis, você pode voltar lá pra buscar.
Passo 5: retire seu passaporte, e comece a organizar a viagem!
O passaporte ficou pronto? Compareça então ao posto, com um documento de identidade original e faça a retirada! A validade do passaporte é de dez anos, se o seu está próximo do vencimento pode tirar um novo antes de expirar, seguindo os passos acima.
Passaporte na mão? Hora de começar a organizar a sua viagem!
Bon voyage! 🙂
Se ficou com alguma dúvida, acesse o site da Polícia Federal. 😉
DICA EXTRA: Você tem uma viagem marcada mas não conseguiu agendar o atendimento na PF com antecedência suficiente? Calma! Depois de pagar a guia, compareça bem cedo (tipo 7h) na PF e explique a situação. Eles encaixam você no mesmo dia!
Já aconteceu comigo e indiquei essa “manobra” pra várias pessoas desesperadas – e sempre funciona! 😉
Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉
Muito útil e objetivo.
Obrigada, querida! 🙂