Destinos no Brasil, Enoturismo, Garibaldi, Rio Grande do Sul
Deixe um comentário

Vinícola Peterlongo aposta no enoturismo

Em dezembro do último ano, a vinícola Peterlongo, em Garibaldi, inaugurou seu mais novo complexo enoturístico: o Tour Armando Peterlongo. Eu estive lá no dia da abertura, adorei conhecer a história da empresa e me diverti muito no Wine Movie.

Tour Armando Peterlongo

A entrada da vínícola já é encantadora: são os parreirais que recepcionam os visitantes.

7

17

O tour inicia no Museu Peterlongo, que reúne objetos e memórias que contam a história da empresa e da família fundadora.

A vinícola não pertence mais à família de origem, mas busca reposicionar a sua marca com respeito e admiração a tudo que foi desenvolvido no passado, enaltecendo aqueles que iniciaram a empresa.

8

A Peterlongo foi pioneira no Brasil na produção de espumantes, e é a única empresa que pode usar a nomenclatura “champagne” em seus produtos. Ela é responsável pela produção do primeiro espumante do Brasil, em 1913, dois anos antes de sua fundação.

No museu, o público tem acesso aos equipamentos utilizados pela vinícola em seus primórdios, assim como os primeiros produtos produzidos pela marca.

10

18

Em seguida os visitantes são conduzidos para os tanques de vinificação, onde os guias explicam todas as etapas pelas quais os vinhos passam antes de serem engarrafados.

11

A próxima parada são as barricas de carvalho e a cave subterrânea, que foi construída de maneira que a temperatura se mantenha sempre estável.

13

Lá aprendemos sobre o processo de fabricação do espumante no método champenoise. Na etapa final, as garrafas passam pelo processo de remuage, que consiste em colocá-las dispostas em um ângulo de 45º, sofrendo rotações em intervalos de tempo regulares por cerca de 30 dias, com o intuito de depositar junto ao gargalo da garrafa a borra que o processo gerou.

Assim, após um processo de congelamento do gargalo, é possível separar da bebida as leveduras remanescentes.

19

O tour se encerra na loja Peterlongo, que exibe os rótulos de todas as linhas de espumantes, vinhos e sucos de uva da empresa.

20

O tour + degustação de quatro rótulos custa R$ 20 por pessoa e cada visitante ganha uma taça personalizada. É recomendável fazer agendamento pelo telefone (54) 3462-1355 ou pelo e-mail eventos@peterlongo.com.br .

Wine Movie

Imagina assistir um filme em meio aos vinhedos? Esse cinema ao ar livre é o Wine Movie, evento super bacana organizado pela Peterlongo.

peterlongo - wine movie

Foto: reprodução Facebook Peterlongo

Em caso de chuva, o Wine Movie é transferido para o interior da vinícola (foi o que aconteceu no dia em que eu estive lá). Ainda assim, é super legal! Assisti o filme Sideways em um clima de descontração, bebendo uma tacinha de espumante. 

15

O ingresso custa R$ 40, e inclui pipoca e uma taça personalizada.

14

Para acompanhar a programação de eventos, acesse a página do Facebook da Peterlongo. 

*A visita na Vinícola Peterlongo foi feita a convite do RSbloggers.

 

Para ler mais posts sobre atrações na cidade de Garibaldi, clique aqui.

Para seguir minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

 

 

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.