Comida, Destinos no exterior, Gastronomia, Jamaica
Deixe um comentário

Conheça os pratos típicos da Jamaica

Nos últimos anos, ganhou força a tendência de “food travel” ou “food tours”, na qual destinos são escolhidos e roteiros são formados de acordo com a culinária que se encontra nesses lugares. Viajei para a Jamaica com esse objetivo em mente: eu queria conhecer o país “pelo estômago”.

Entre temperos surpreendentes, ingredientes exóticos e referências de ancestralidades, me entreguei à gastronomia jamaicana e voltei de lá apaixonada. Jerk Chicken virou um cardápio rotineiro na minha casa e a minha memória ainda guarda a agridoce lembrança dos cafés da manhã com Ackee & Saltfish.

Veja, abaixo, alguns dos principais pratos típicos que tive o prazer de conhecer e degustar, e que você precisa experimentar em uma viagem pra lá.

Jerk Chicken

Em cada esquina do país você vê um Jerk Point – churrasqueiras que se espalham democraticamente pelo país, vendendo o famoso Jerk Chicken. Jerk é um estilo de cozimento na qual a carne é marinada em uma mistura de especiarias e posteriormente assada e defumada em uma churrasqueira. Esse molho super condimentado pode ser aplicado em porco, frutos do mar, e outros tipos de carnes, mas é o frango a grande estrela dos braseiros.

1453

Nós gostamos muito! Nos mercadinhos existem algumas marcas que vendem diversos tipos de molho Jerk que você pode levar pra casa.

Ackee & Saltfish

O exótico ackee é um dos símbolos do país. Pelas ruas, você vê várias árvores da fruta.

2091

Dela, foi criado um prato famoso no país: o Ackee & Saltfish (bacalhau), típico do café da manhã jamaicano. No preparo, a fruta é salteada junto ao peixe e outros temperos. Uma delícia!

café manhã pequeno

Curry Goat

Existem cabras (goats) por todos os lados na Jamaica (você literalmente precisa parar o carro para elas passarem de vez em quando), então delas também é feito um prato típico.

A carne é preparada em um molho denso e repleto de especiarias, geralmente é servida com arroz (cozido com feijão, o típico acompanhamento do Caribe), e legumes. A influência da colonização indiana é fortíssima nesse prato.

1782

Patty

É como se fosse uma empanada ou pastel assado, que pode ser folheada ou não. Existem opções de recheios com carnes, frutos do mar, vegetais, queijos, entre outros sabores.

876

Elas são vendidas em estabelecimentos específicos no país (existem franquias de pattys!), e também na beira da praia por simpáticos ambulantes – como o Patty Man, que trabalha na Seven Mile Beach, em Negril.

1680

Red Stripe

A cerveja local está por todos os lados. É uma cerveja refrescante, perfeita para acompanhar os dias quentes da Jamaica. Eu adoro essa cerveja, é a minha favorita da vida. (Será que é porque me faz lembrar desse lugar que amo tanto?)

Ah, você também encontra por lá a Red Stripe versão light.

1440

Quer saber onde comer todas essas delícias? Clique aqui e leia o post com as minhas indicações de restaurantes. 😉

 

Para seguir minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.