Últimas, Bento Gonçalves, Destinos no Brasil, Enoturismo, Rio Grande do Sul, Vale dos Vinhedos
Comentários 5

O sensacional tour Wine Experience da Casa Valduga

É época de Vindima no Vale dos Vinhedos, período que a região celebra a colheita da uva, entre os meses de janeiro a março. A convite da vinícola Casa Valduga, fui até lá pra ver de perto as uvas roxinhas nos parreirais, junto com outros blogueiros de viagem de Porto Alegre.

19

Comigo estavam os blogs: Parece Óbvio, Meu mapa-múndi, Barbadas pelo Mundo e A Gabi Pelo Mundo. Ótimas companhias para um delicioso sábado de aprendizado e degustações!

Fizemos o sensacional tour Wine Experience, que possibilita a degustação de vinhos e espumantes em diferentes etapas do processo de elaboração. Vem ver como foi! 🙂

17
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
A Casa Valduga

A Casa Valduga é uma das mais tradicionais vinícolas do país. Em 1992, a Família Valduga iniciou a construção de seu Complexo Enoturístico, que incluiu a criação de restaurantes e de pousadas, consolidando-se, assim, como pioneira na introdução do enoturismo no Vale dos Vinhedos. Atualmente, o complexo recebe cerca de 150 mil visitas por ano.

A vinícola continua sendo familiar, e está sendo administrada pela 3ª geração em relação ao patriarca fundador, Luiz Valduga. A empresa coleciona mais de 300 prêmios em concursos nacionais e internacionais, e exporta seus produtos para mais de 20 países.

A Valduga está, inclusive, no livro “1000 lugares para conhecer antes de morrer”, editado pelo New York Times.

15

Wine Experience

O tour começa no pavilhão vinífero, o local onde é feito o processamento das uvas assim que elas chegam da colheita. Esse local fica a cerca de 200m da entrada da vinícola (fomos até lá em um simpático trenzinho), e só funciona durante o período da vindima (janeiro, fevereiro e março).

Fomos recebidos e guiados pelo enólogo Lucas Simões, que iniciou o tour apresentando todas as etapas pelas quais as uvas passam assim que são colhidas.

18

1º etapa de degustações: vinhos-base

Depois de conhecermos mais sobre os processos da vinicultura, começamos com as degustações dos vinhos ainda em processo de produção, direto dos tanques.

O primeiro produto que experimentamos ainda era um mosto (suco), com apenas três dias de fermentação. Ele ainda era bem doce!

1

Ainda fizemos mais uma degustação de um chardonnay em processo elaboração, que mais tarde vai se tornar o espumante Ponto Nero. E o legal é que nós mesmos pudemos nos servir dos tanques. Bacana, né?

22

Esse era menos doce (pois já estava há mais tempo fermentando) e se parecia MUITO com um suco de maçã. Fun fact: Esse foi o espumante que servi no meu casamento. <3

Depois seguimos para as caves. A vinícola produz cerca de 1,4 milhão de litros de bebidas por ano, sendo que 50% são espumantes.

4

A Casa Valduga possui a maior adega de espumantes da América Latina, com capacidade para mais de 6 milhões de garrafas. Olha o tamanho desse corredor!

5

2ª etapa de degustações: vinhos

Nesse momento, são feitas degustações de vinhos com variados tempos de maturação, diretamente das barricas de carvalho. O Lucas nos explicou como se “sugava” o vinho e, de novo, nós mesmos que enchemos nossas tacinhas.

Experimentamos o Grand Leopoldina Chardonnay DO, considerado um dos dez melhores chardonnays do mundo! Muito muito bom!

23

Depois, degustamos um Terroir Cabernet Franc tinto. Um primor!

E aí partimos pra conhecer as videiras da propriedade… que estavam lindaaas!

6

Já estive em diversas vinícolas, principalmente no último ano, mas nunca tinha visto os parreirais com as uvas assim, maduras. Foi um momento super emocionante (apesar da sensação térmica de 40º kkkk).

7

3ª etapa de degustações: espumantes

Para amenizar o calor, a refrescância do espumante! Voltamos para as caves e seguimos para a terceira etapa da experiência.

Degustamos o espumante 130, lançado em 2005 em homenagem aos 130 anos da imigração italiana no Brasil. O sucesso dessa bebida foi tão grande, que o que era pra ser apenas uma bebida comemorativa, se tornou parte do portfólio de produtos da empresa. E é realmente uma delícia.

9

Depois, experimentamos o Sur Lie, um espumante nature sem dégorgement, ou seja: as leveduras continuam presentes na garrafa, deixando a bebida com uma coloração turva. Esse espumante segue envelhecendo por tempo indeterminado e é fechado com uma tampinha metálica. Nunca tinha provado um espumante como esse, foi realmente surpreendente.

Serviço:

O tour Wine Experience acontece terças e quintas, mediante agendamento prévio no telefone (54) 2105.3154 ou pelo e-mail cursos@famigliavalduga.com.br. A experiência custa R$ 95 e tem duração de aproximadamente 3h. Cada participante ganha uma taça de cristal personalizada com marca da Casa Valduga.

A Casa Valduga também conta com a opção de visita tradicional, que custa R$ 40. São degustados dois vinhos tintos, um vinho branco e dois espumantes, e o participante também ganha uma taça de cristal personalizada.

Existem, ainda, outras opções de cursos de degustação e de harmonização. Você pode ler mais sobre eles aqui.

8

Que dia sensacional! Vale dos Vinhedos sempre surpreende! 🙂

*O tour Wine Experience foi feito a convite da Casa Valduga.

Para acompanhar minhas viagens e experiências em tempo real, siga o meu perfil no Instagram e curta a minha página no Facebook. 😉

5 comentários

  1. Eu morro de vontade de fazer isso! Poder ler sobre sua experiência e ver as fotos me deixou um pouquinho mais perto do meu sonho! 😀

  2. José Luiz Faria Machado diz

    Já conheco esta casa maravilhosa. Sempre que vou a Viamão, vou até o Vale do Vinhedos e assim alroveitar tudo o que vcs oferecem. Não deixem de visitar a Casa Valduga..

    • Aline Rocha Machado diz

      Vale a pena, Luis. É um tour muito bacana, e a vinícola é linda demais! 🙂

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.