Comida, Destinos no exterior, Gastronomia, Jamaica
Deixe um comentário

Dez lugares para se apaixonar pela gastronomia jamaicana

Para compreender a cultura, ancestralidades e tradições de um lugar diferente, é preciso entregar-se aos sabores da gastronomia local. Concorda?

Bem, com base nesse “mantra de vida”, percorri diversas cidades da Jamaica em busca do verdadeiro tempero do país, percebendo as nuances de cada estado, as influências e modos de cozinhar oriundos de diversas origens, e as semelhanças e diferenças entre a comida de rua mais popular para os restaurantes mais requintados.

Vem ver quais foram os lugares mais gostosos desse food tour, restaurantes e comidas de rua que recomendo para quem está planejando uma viagem pra lá.

(Se quiser saber mais sobre os pratos típicos da Jamaica, ou informações gerais sobre o país, clique aqui!)

1 – Kuyaba (Negril)

Esse restaurante fica dentro do hotel de mesmo nome, e está localizado em frente à 7 Mile Beach. O menu é enxuto, mas a comida é saborosa e bem temperada. O local também oferece ótimas opções de pratos no café da manhã. Ah, o preço é super justo!

1782

Curry goat – curry de carne de cabra

1775

Crab cake – bolinhos de caranguejo

2 – Rockhouse (Negril)

Esse restaurante está localizado na área dos cliffs de Negril (West End), e faz parte do hotel Rockhouse, um dos mais bonitos da região. Além da comida maravilhosa, a vista do restaurante é belíssima! Recomendo para o café da manhã ou para um jantar especial.

1985

Snapper frito, com molho de gengibre

1979

Frutos do mar cozidos lentamente no rum

Você pode fazer uma reserva e ver o menu do restaurante nesse link.

3 – Blue Mahoe (Negril)

O Blue Mahoe faz um estilo mais sofisticado, e tem um ótimo atendimento. Pedi um arroz jamaicano com frutos do mar muito saboroso, que chegou em uma simpática panelinha fumegante. O restaurante também está localizado na região de West End, e tem uma linda vista para o mar.

2070

4 – 3 Dives (Negril)

Localizado em West End, esse é um dos melhores custo-benefício de Negril. Comida deliciosa a um ótimo preço. Experimentamos os currys da casa (deliciosos), mas eles também são famosos pelo Jerk Chicken.

1715

Curry de camarão

5 – Ivan’s Bar & Restaurant (Negril)

O ambiente do Ivan’s foi o nosso favorito. Esse lindo visual de luzinhas + atendimento impecável + comida sensacional + beira da praia de West End = restaurante imperdível em Negril.

1638

1580

O Ivan’s fica ao lado do badalado Rick’s Café (que falei nesse outro post), dentro do Catcha Falling Star Hotel.

6 – The Best in the West (Negril)

Falar de gastronomia jamaicana é lembrar do Jerk, uma técnica de preparo de carnes (geralmente frango e porco) com defumação na churrasqueira e muitos temperos. Em cada esquina do país, você vê um democrático “Jerk Point“.

1453

Eu sou do tipo de pessoa que é super atiçada por propagandas do tipo “venha, esse é o melhor”. Para o estabelecimento escrever isso, no mínimo a comida deve ser boa.

Enfim, valeu a pena ir atrás dessa máxima e conferir o The Best in The West – foi realmente o melhor Jerk que comemos por lá.

1458

Jerk de frango

Provamos tanto o frango quanto o porco, e os dois eram super temperados e defumadinhos – e eles ainda serviam o molho a parte, caso você quisesse colocar mais um pouco.

1463

Jerk de porco

O The Best in The West fica localizado na Norman Manley Boulevard, em Negril.

7 – The Pelican Grill (Montego Bay)

Esse é um dos restaurantes mais clássicos de Montego Bay, e foi a nossa primeira parada no país – fomos pra lá direto do aeroporto! E começamos muito bem: a comida é super fresca e saborosa – e o local oferece um cardápio repleto de pratos típicos do país.

IMG_8234

Curry de camarão

Muitas pessoas dizem que a culinária jamaicana é apimentada, e esse foi o único lugar que realmente comprovamos isso. Como gostamos de comidas mais picantes, isso não foi um problema pra gente, mas se você tem intolerância à temperos mais fortes, talvez esse não seja um restaurante pra você.

IMG_8239

Misto jamaicano: jerk de frango, curry de cabra e ackee & saltfish

O The Pelican Grill fica localizado na Gloucester Ave, em Montego Bay.

8 – Belinda’s (Port Antonio)

Como contei nesse post, o restaurante da Belinda fica no meio do trajeto do Bamboo Rafting, em Port Antonio.

A Belinda é uma senhora que mora em cima de um dos morros em volta do rio onde é feito o passeio. De sua casa, quando vê que algum turista está passando, ela desce e esquenta as suas panelas.

1165

Belinda, a melhor cozinheira da jamaica!

Pedimos dois pratos, um de lagostins ao curry e outro de frango ao curry, ambos acompanhados de arroz, batata, calaloo (que é uma folha semelhante à couve) e bammy frito (um bolinho de mandioca que é bem tradicional na ilha). E, claro, a Red Stripe, geladinha. Simplesmente imperdível!

1181

Lagostins ao curry

Apesar de ficar em um local distante, a comida da Belinda ocupa o 4º lugar dos restaurantes da região no Tripadvisor. Foi uma das melhores experiências gastronômicas da minha vida!

9 – Cintia’s (Port Antonio)

Conforme contei nesse post, o restaurante da Cintia fez parte de um dos melhores dias da minha vida! Ele fica em Winifred Beach, a minha praia favorita da Jamaica.

1326

Vista do Cintia’s

O carro-chefe da casa são as lagostas grelhadas na churrasqueira, servidas com arroz, bammy frito e salada. Um verdadeiro banquete com vista para o mar azul-turquesa!

1321

Lagostas na brasa e acompanhamentos

10 – Patty Man (Negril)

O Patty Man vende uma das principais comidas típicas da Jamaica, um pastelzinho de vários sabores, semelhante a uma empanada – a patty. Pela ilha, você vai ver diversas casas especializadas no produto. Chegamos a experimentar alguns, mas nenhum foi tão gostoso quanto o do Patty Man.

Ele passa todos os dias na 7 Mile Beach, e é um pouco desorganizado… (teve um dia que eu pedi uma patty de camarão, mas ele disse que estava “muito no fundo para pegar” kkk).  Mas é um lanchinho delicioso, perfeito para acompanhar algumas Red Stripes em um dia descontraído na beira da praia.

1680

A patty, e o Patty Man ao fundo

Ahhhh… eu escrevo tudo isso com água na boca! Não vejo a hora de voltar à esse país incrível e comer tudo isso de novo, e mais um pouco!

E você, o que achou desse food tour? Comeria todos esses pratos? 🙂

Posts relacionados

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.