A convite da Ajobtur (Associação de Jornalistas e Blogueiros de Turismo do Brasil), participei do 1º ENBRAV – Encontro Brasileiro de Agentes de Viagem, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro.
O evento, em comemoração aos dez anos da Revista Receptiva, reuniu agentes de viagem e operadoras de turismo de todo o Brasil, para uma verdadeira imersão nas belas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi.

Participantes do ENBRAV em frente à Vinícola Garibaldi| Foto: Claudir Benini
Ficamos hospedados no excelente Dall’Onder Grande Hotel (que tem o melhoooor café da manhã!) e, de lá, saímos para diversos passeios, experiências e degustações deliciosas.
1ª Polenta Amiga
A programação iniciou no dia 4, com o lançamento da 1º Polenta Amiga, que aconteceu no Salão Grande Hotel do Dall’Onder. Na oportunidade, o presidente da rede Dall’Onder Tarcísio Michelon deu as boas-vindas aos presentes e destacou o legado que a região do Vale dos Vinhedos carrega: “não queremos criar um destino turístico, queremos reacender essa região, que possui em seu âmago a vocação para desenvolver o turismo” .
Me acompanharam durante todo o passeio as blogueiras Bárbara, do blog Bárbara pelo Mundo, e Amanda, do blog Livres e Selvagens.
Vinícolas
Visitamos as vinícolas Miolo, Aurora e Garibaldi, onde conhecemos a história do viticultura, as instalações e métodos de elaboração dos vinhos, e também tivemos a oportunidade de degustar os produtos.

Videiras da Vinícola Miolo

A história do vinho na Vinícola Garibaldi

A degustação da vinícola Aurora
Caminhos de Pedra
As lembranças do passado da imigração italiana estão presentes nos Caminhos de Pedra, uma rota rural de cerca de 12 km. No local, o turista encontra diversos estabelecimentos, prédios históricos construídos em pedra, e atrações para todas as idades.
A nossa primeira parada por lá foi na Casa do Tomate, restaurante que tivemos o prazer de almoçar. Foram servidos diversos pratos à base de tomate – até mesmo o suco de tomate consta nas opções de bebidas.
Por lá também existe um empório, onde os visitantes podem adquirir produtos feitos com o fruto, como geleias, molhos e trufas de chocolate (eu garanti algumas!).

A agradável área externa do restaurante
No Parque da Ovelha degustamos os produtos elaborados no local, como queijos e iogurtes, e assistimos uma bela encenação de pastoreio com cachorros e ovelhas. No parque, ainda é possível amamentar os animais, participar de atividades de falcoaria e admirar grandes rebanhos.

A simpática cachorra Tina
Também passamos pela Cantina Strapazzon, local construído em 1880, onde foram filmadas cenas do filme O Quatrilho. No porão da casa, foram explicados os processos de produção de vinho, e ainda participamos de mais uma degustação.
Na Casa do Queijo conhecemos a história da iguaria e degustamos os excelentes produtos Cichelero (que adoro!). Eu fiquei apaixonada pela geleia de café da casa! Pra quem vai lá, fica a dica: tem uma cachoeira nos fundos da propriedade! 😉
E, por fim, a Casa da Erva-Mate Ferrari, atração em que o visitante conhece todo o processo de produção artesanal de erva-mate, com equipamentos históricos movidos à roda d’água.
Maria Fumaça e Epopeia Italiana
Um dos momentos mais esperados do nosso roteiro: a sensacional Maria Fumaça. Uma das principais atrações da Serra Gaúcha, o passeio preserva vivas as tradições gaúchas e italianas, com divertidas apresentações musicais passando pelos vagões.
O trem percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min – com uma parada estratégica para degustações de vinho, espumante e suco de uva.
Ao final do trajeto, os passageiros seguem para a emocionante Epopeia Italiana, parque temático que conta a história da vinda dos imigrantes italianos ao Brasil em um suntuoso espetáculo cênico.
Lugares que encantam
Ainda tivemos a oportunidade de conhecer a fábrica e loja de chocolates Devorata, empresa especializada em recheios trufados, localizada em Garibaldi. A produção fica visível ao público, que se encanta com o minucioso trabalho dos funcionários.
E os chocolates… ah! Fiquei apaixonada! Trouxe muitas trufas comigo, de sabores como espumante, laranja e nozes. Delícia demais!

Produção de chocolates Devorata
Na empresa de vidros artesanais Madelustre fomos apresentados à história do vidro e da técnica de Murano, além de poder assistir a criação de peças incríveis em poucos minutos.
E não podemos esquecer do delicioso Restaurante Fenachamp, local belíssimo onde é servido um farto e delicioso buffet. A paisagem do entorno rende belas fotos!

A encantadora vista do restaurante Fenachamp
Revista Receptiva – 10 anos!
O encerramento da ENBRAV aconteceu na noite do dia 7, com a celebração do aniversário de 10 anos da Revista Receptiva, no Centro de Eventos Chardonnay do hotel Dall’Onder.
A publicação, que é desenvolvida pelo Grupo Volp de Comunicação de Bento Gonçalves, já foi enviada para mais de 20 estados do país, com coberturas de eventos, roteiros turísticos e muitas parcerias com governos, grupos hoteleiros e gastronômicos.

As blogueiras! | Foto: Leo Hundges
…
Enfim, foram dias intensos e inspiradores! Saí de lá ainda mais apaixonada pelo Vale dos Vinhedos e ansiosa pra voltar à região.
Vida longa à Revista Receptiva e que venha a segunda edição do ENBRAV! 🙂