Últimas, Destinos no Brasil, Vale dos Vinhedos
Deixe um comentário

Enbrav: uma imersão no Vale dos Vinhedos

A convite da Ajobtur (Associação de Jornalistas e Blogueiros de Turismo do Brasil), participei do 1º ENBRAV  – Encontro Brasileiro de Agentes de Viagem, que aconteceu entre os dias 4 e 7 de novembro.

O evento, em comemoração aos dez anos da Revista Receptiva, reuniu agentes de viagem e operadoras de turismo de todo o Brasil, para uma verdadeira imersão nas belas cidades de Bento Gonçalves e Garibaldi.

14

Participantes do ENBRAV em frente à Vinícola Garibaldi| Foto: Claudir Benini

Ficamos hospedados no excelente Dall’Onder Grande Hotel (que tem o melhoooor café da manhã!) e, de lá, saímos para diversos passeios, experiências e degustações deliciosas.

1ª Polenta Amiga

A programação iniciou no dia 4, com o lançamento da 1º Polenta Amiga, que aconteceu no Salão Grande Hotel do Dall’Onder. Na oportunidade, o presidente da rede Dall’Onder Tarcísio Michelon deu as boas-vindas aos presentes e destacou o legado que a região do Vale dos Vinhedos carrega:  “não queremos criar um destino turístico, queremos reacender essa região, que possui em seu âmago a vocação para desenvolver o turismo” .

Me acompanharam durante todo o passeio as blogueiras Bárbara, do blog Bárbara pelo Mundo, e Amanda, do blog Livres e Selvagens.

15

Vinícolas

Visitamos as vinícolas Miolo, Aurora e Garibaldi, onde conhecemos a história do viticultura, as instalações e métodos de elaboração dos vinhos, e também tivemos a oportunidade de degustar os produtos.

1

Videiras da Vinícola Miolo

42

A história do vinho na Vinícola Garibaldi

5

A degustação da vinícola Aurora

Caminhos de Pedra

As lembranças do passado da imigração italiana estão presentes nos Caminhos de Pedra, uma rota rural de cerca de 12 km. No local, o turista encontra diversos estabelecimentos, prédios históricos construídos em pedra, e atrações para todas as idades.

A nossa primeira parada por lá foi na Casa do Tomate, restaurante que tivemos o prazer de almoçar. Foram servidos diversos pratos à base de tomate – até mesmo o suco de tomate consta nas opções de bebidas.

Por lá também existe um empório, onde os visitantes podem adquirir produtos feitos com o fruto, como geleias, molhos e trufas de chocolate (eu garanti algumas!).

7

A agradável área externa do restaurante

No Parque da Ovelha degustamos os produtos elaborados no local, como queijos e iogurtes, e assistimos uma bela encenação de pastoreio com cachorros e ovelhas. No parque, ainda é possível amamentar os animais, participar de atividades de falcoaria e admirar grandes rebanhos.

10

A simpática cachorra Tina

Também passamos pela Cantina Strapazzon, local construído em 1880, onde foram filmadas cenas do filme O Quatrilho. No porão da casa, foram explicados os processos de produção de vinho, e ainda participamos de mais uma degustação.

49

Na Casa do Queijo conhecemos a história da iguaria e degustamos os excelentes produtos Cichelero (que adoro!). Eu fiquei apaixonada pela geleia de café da casa! Pra quem vai lá, fica a dica: tem uma cachoeira nos fundos da propriedade! 😉

47

E, por fim, a Casa da Erva-Mate Ferrari, atração em que o visitante conhece todo o processo de produção artesanal de erva-mate, com equipamentos históricos movidos à roda d’água.

48

Maria Fumaça e Epopeia Italiana

Um dos momentos mais esperados do nosso roteiro: a sensacional Maria Fumaça. Uma das principais atrações da Serra Gaúcha, o passeio preserva vivas as tradições gaúchas e italianas, com divertidas apresentações musicais passando pelos vagões.

O trem percorre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Carlos Barbosa, em um percurso de 23km, realizado em aproximadamente 1h30min – com uma parada estratégica para degustações de vinho, espumante e suco de uva.

44

Ao final do trajeto, os passageiros seguem para a emocionante Epopeia Italiana, parque temático que conta a história da vinda dos imigrantes italianos ao Brasil em um suntuoso espetáculo cênico.

45

Lugares que encantam

Ainda tivemos a oportunidade de conhecer a fábrica e loja de chocolates Devorata, empresa especializada em recheios trufados, localizada em Garibaldi. A produção fica visível ao público, que se encanta com o minucioso trabalho dos funcionários.

E os chocolates… ah! Fiquei apaixonada! Trouxe muitas trufas comigo, de sabores como espumante, laranja e nozes. Delícia demais!

40

Produção de chocolates Devorata

Na empresa de vidros artesanais Madelustre fomos apresentados à história do vidro e da técnica de Murano, além de poder assistir a criação de peças incríveis em poucos minutos.

murano

E não podemos esquecer do delicioso Restaurante Fenachamp, local belíssimo onde é servido um farto e delicioso buffet. A paisagem do entorno rende belas fotos!

43

A encantadora vista do restaurante Fenachamp

Revista Receptiva – 10 anos!

O encerramento da ENBRAV aconteceu na noite do dia 7, com a celebração do aniversário de 10 anos da Revista Receptiva, no Centro de Eventos Chardonnay do hotel Dall’Onder.

A publicação, que é desenvolvida pelo Grupo Volp de Comunicação de Bento Gonçalves, já foi enviada para mais de 20 estados do país, com coberturas de eventos, roteiros turísticos e muitas parcerias com governos, grupos hoteleiros e gastronômicos.

LHF_9789

As blogueiras! | Foto: Leo Hundges

Enfim, foram dias intensos e inspiradores! Saí de lá ainda mais apaixonada pelo Vale dos Vinhedos e ansiosa pra voltar à região.

39

Vida longa à Revista Receptiva e que venha a segunda edição do ENBRAV! 🙂

Posts relacionados

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.