Últimas, Canela, Destinos no Brasil, Gastronomia
Comentários 2

Gastronomia orgânica em Canela: Viva Monã!

Adoro lugares que unem gastronomia e natureza, então, desde que descobri a Monã, estava louca pra conhecer. Chegando lá, me apaixonei pelo clima bucólico, excelente comida e acolhimento atencioso. Vem ver que lugar legal!

O sítio fica localizado no interior de Canela, em meio a uma natureza exuberante.

20

Sede de convívio do movimento Slow Food Serra Gaúcha, a Monã promove vivências gastronômicas nos sábados, domingos e feriados. As refeições servidas na propriedade são produzidas de forma ecológica e artesanal, com destaque para produtos locais e da estação.

Pomar Monã: de onde, anualmente, saem toneladas de frutas orgânicas como laranja, limão, pomelo, bergamota e maçã.

16

Monã – Brasa e Blues

O Monã – Brasa e Blues é um evento geralmente realizado aos domingos e feriados, em que além de um belo churrasco na brasa, acontece a apresentação da Banda da Casa, que toca um blues super gostoso de ouvir.

8

Fomos recebidos pela simpática Aline Manea, que junto com o Daniel Castelli, comanda a propriedade.

O ambiente é super agradável, as mesas ficam em baixo das árvores (e elas são lindas, cheeeeias daquelas “barbas de bode”, sabe? – não sei o nome oficial daquilo! kkk).

2

Bem, agora vamos à “parte boa”. (Ainda pode melhorar? Pode!) 🙂

Na parrilla, são assados pernil de ovelha, maminha, costelão 12 horas e linguiça. Ah, não vamos esquecer dos limões, que ficam com um delicioso sabor tostadinho.

12

Além do churrasco, são servidos diversos acompanhamentos.

Grande parte dos alimentos servidos na Monã são produzidos por lá mesmo, ou vêm de produtores parceiros.

Legumes e verduras frescos vindos diretamente da horta, geleias artesanais, queijo serrano, pastinhas e um belo pão de fermentação natural fazem parte da primeira mesa.

4

Que tal uma polenta de farinha de milho crioulo, moída no dia anterior? Pra acompanhar, um belo ragu de linguiça. Bom demais!

5

Batata doce e legumes assados na brasa também acompanham o buffet. O ensopado de cogumelos fez sucesso!

6

De sobremesa, doces feitos com frutas produzidas na casa, claro.

14

Após o almoço, a casa convida os visitantes a curtirem a tarde nas redes espalhadas pela propriedade.

9

Pensa que acabou a comilança? Que nada, bora comer um bolinho de laranja e tomar um cafezinho! 🙂

15

Esse banquete delicia custa R$ 80 por pessoa. Apesar de estar dentro da programação da propriedade, os almoços não são regra, por isso é bom ficar atento às redes sociais da casa para conferir quando serão realizados os próximos.

As reservas podem ser feitas pelo Instagram, pelo Facebook, pelo e-mail contato@vivamona.com.br ou pelo telefone (54) 999193611.

Mais Monã

Além dos almoços, a propriedade também oferece hospedagem, aluguel de espaço para eventos, e produz artigos em madeira. Vem ver!

Hospedaria

O convívio é a alma da casa. Acolhedora, a hospedaria da Monã abriga até 27 pessoas em espaços compartilhados. Além disso, também existem dois chalés exclusivos, que podem ser alugados pelo Airbnb.

Eventos

Na propriedade existe um espaço multicultural, uma área pensada para realizar diferentes atividades culturais e gastronômicas, além de eventos sociais e corporativos. Quem tem interesse em alugar o local pode trabalhar em conjunto com uma rede de parceiros da casa, como chefs de cozinha, músicos e artistas locais e profissionais especializados em eventos.

17

Os produtos da Monã

Um dos componentes culturais presente na região de Canela é o artesanato em madeira. A Monã conta com seu próprio ateliê para a confecção de seus produtos, com destaque para as belíssimas tábuas feitas pelo Daniel Castelli.

tabua1

Foto: divulgação Monã

Você pode comprar os artigos em madeira da Monã por lá mesmo, em Porto Alegre (Restaurante Um Bar e Cozinha, loja Pra Presente e loja Histórias na Garagem) ou em São Paulo (box Bioma Pampa, no Mercado de Pinheiros).

1

Não é só pelo lago, pelo pomar, pelos patinhos e pelas ovelhas. Não é só pela excelente comida. Não é só pelo clima bucólico e pelo atendimento acolhedor dos proprietários.

É tudo junto, é uma baita experiência.

Viva Monã!

Posts relacionados

2 comentários

    • Aline Rocha Machado diz

      Vai, guria! (Ou podemos combinar um encontro de blogueirinhas por lá, hein? 🤗)

Deixe seu comentário! :)

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.