Comida, Cuba, Destinos no exterior, Gastronomia
Comentários 2

Cuba: os deliciosos paladares de La Habana

A comida de La Habana me surpreendeu super positivamente, comemos muitíssimo bem por lá. A gastronomia cubana tem influência das cozinhas espanhola e africana, e é bastante temperada. As principais receitas contam com frutos do mar, arroz, feijão preto, banana e mandioca.

Para conhecer a autêntica gastronomia da ilha, os melhores lugares são os paladares da cidade, restaurantes privados que nasceram no princípio dos anos 90.

Os paladares têm esse nome por conta da novela brasileira Vale Tudo, que era muito popular em Cuba na época da criação desse tipo de estabelecimento. Na história, a protagonista tinha uma cadeia de restaurantes chamada Paladar.

Abaixo, listo os paladares que mais gostamos em La Habana! 🙂

Los Nardos/ El Trofeo

Primeiro dia na cidade, chegamos famintos e fomos direto para o Los Nardos. Mas, apesar de ser em torno de 15h, o restaurante tinha muita fila. Então, o garçom nos ofereceu uma mesa no El Trofeo, restaurante que fica no segundo andar do Los Nardos e compartilha a cozinha e o cardápio, porém com o preço melhor.

Claro que aceitamos a sugestão e abrimos a viagem com um verdadeiro banquete cubano!

Coquetel de camarão

nardos 4

O restaurante serve pratos imensos! Fica a dica: se você não é de comer muito e estiver acompanhado, melhor dividir um prato.

Bife de porco acebolado (muito suculento e com o tempero muuuuito gostoso!)

nardos 2

Camarão en salsa cubana (salsa cubana é um molho bem tomatudo e temperadinho), moros y cristianos (arroz e feijão cozidos juntos, acompanhamento da maioria dos pratos em Cuba) e chips de bananas.

nardos 1

Paladar Los Amigos

Esse paladar é um dos que o Anthony Bourdain (R.I.P. 🙁 ) foi quando esteve em Havana e, como somos fãs do homem, aceitamos a dica. E foi excelente! Essa lagosta estava UMA COISA de boa!

Tostones (bananas fritas, temperadas com alho)

IMG_9870

Langosta en salsa cubana

5

Ropa Vieja (prato super típico: preparação de carne cozida por várias horas, até ficar desfiada)

8

4

Atelier

O Atelier tem um visual lindo, cheio de antiguidades e é um pouco mais refinado que os outros paladares que fomos. E a comida não deixa a desejar: gostamos muito mesmo!

cuba2

2

5 Sentidos – a melhor surpresa da viagem!

Em Varadero conhecemos um casal de brasileiros que jurou que o 5 Sentidos era o melhor paladar de Cuba. Eu não tinha pesquisado sobre ele, mas quando uma indicação de lugar é tão firme, não podemos deixar de lado.

Ceviche

6

Suprema de langosta salteada en salsa souquet

7

Então, depois de ir lá, reforço a dica: é o melhor paladar! (ao menos entre os que fomos)
Se não acreditam em mim, vejam as fotos e a avaliação no Tripadvisor.

Bônus:

Li em muitos lugares que o Paladar Dona Eutimia era delicioso. Então, em nosso segundo dia na cidade, decidimos conhecer, mas chegando lá ficamos sabendo que era impossível almoçar sem reserva.

Então, chateados, já estávamos indo embora quando um rapaz nos chamou para comer em seu restaurante, que fica na frente do Dona Eutímia. Ele nos convenceu quando disse que a comida era feita por sua “mama” e que o mojito era “brinde da casa”. Infelizmente não lembro o nome do restaurante, mas ele fica exatamente na frente do Eutímia.

Experimentamos dois pratos típicos do país, comendo em uma mesinha na rua, ouvindo música ao vivo.

Langosta en salsa cubana

10

Ropa Vieja

11

Delicia!

Ta pensando em pegar uma praia em Cuba? Dá uma olhada no post sobre a deslumbrante Cayo Largo! 😉

Posts relacionados

2 comentários

  1. Pingback: Cuba: as praias idílicas de Cayo Largo – SEM PRESSA DE VOLTAR

  2. Que interessante isso dos restaurantes se chamarem ‘paladar’, nunca tinha ouvido falar! Fiquei aqui sonhando em provar aquela bananinha frita com alho, deve ser delícia demais 😛

Deixe seu comentário! :)

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.